16.2.09

Espectadores queixam-se que a informação da RTP não é objectiva nem imparcial

Espectadores queixam-se que a informação da RTP não é objectiva nem imparcial e que há demasiado futebol (Público 16/2): «Provedor diz que ainda há críticas sobre desconfianças de interferência do Governo, pede maior cuidado com a língua portuguesa e mais diversidade no comentário

«Os telespectadores da RTP queixam--se que o operador público é pouco objectivo e imparcial na informação. Esta crítica não se resume aos telejornais da estação, mas abrange também os restantes programas de informação, como o Prós e Contras (por causa da constituição dos painéis), afirma o provedor no seu relatório anual, a que o PÚBLICO teve acesso.

«O gabinete do provedor recebeu durante o ano passado 8274 mensagens (sem contar com aquelas que reencaminhavam notícias e links de blogues), metade delas relacionadas directamente com a RTP1.

«Além das críticas de que a informação da televisão pública é parcial e subjectiva, os espectadores consideram que há uma "prevalência quase em exclusividade do futebol nos noticiários" em detrimento de outros desportos. E acrescentam a "falta de pluralismo desportivo" nos comentários e transmissão de jogos. Apontam ainda o dedo ao facto de os filmes exibidos pela RTP1 serem "antigos e com horário tardio", terem longos intervalos e as fichas técnicas passarem a correr. Já as séries da RTP2 recebem aplausos. Mantêm-se os reparos sobre erros nas legendas e rodapés. Os espectadores elogiam bastante o programa Cuidado Com a Língua, mas acusam a RTP de não o cumprir - o provedor reconhece que o cenário melhorou, "mas ainda persistem erros". E também consideram excessivas algumas situações e a linguagem brejeira dos programas de humor.

«Nas suas considerações acerca da informação da televisão pública, Paquete de Oliveira realça que ainda subsistem algumas críticas dos espectadores com "desconfianças" sobre as interferências e influência do Governo nos critérios de informação e no alinhamento das notícias. "Cabe à RTP anular este 'estigma de ser uma estação de opinião comprometida com o dono'", acrescentando que "não basta à RTP ser séria: é preciso parecer".

«Para o provedor, "continua por equilibrar o leque diversificado dos comentadores políticos", "o destaque desmesurado concedido ao futebol em relação a outros desportos carece de ser corrigido". Diz também que faz "falta a existência de um aguardado e prometido Livro de Estilo". (...).»

Entretanto, na Lusa Brasil (é o que está disponível no site da Lusa) a notícia aparece assim: Telespectador da RTP critica falta de 'pluralismo' esportivo...

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Passo a manifestar a minha indignação,como contribuimte que sou, é inaceitavel os milhões de euros apresentados pela RTP de prejuizo.Uma televisão publica devia servir para educar esclarecer e informar o publico, com objetividade, conhecimento, e imparcialidade.Os programas, são uma vergonha igual ou pior aos das televisões publicas. Se somos nós contribuintes que pagamos, porque não temos uma televisão diferente,com mais documentarios, programas sobre ciencia, debates sobre problemas sociais,e imformação sem sensacionalismo?
CREMILDE CRUZ

9:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter