18.1.05

O campo da concentração

O campo da concentração dos media – salvo seja -, corre o risco de se tornar, por excelência, «a» questão a resolver não só no campo dos media, mas também no desempenho da Cidadania, quer por parte de jornalistas, editores, produtores, etc., como por parte dos receptores, que querem ver salvaguardada, em primeira instância, a transparência e a frontalidade da comunicação social.

Se é um facto que, teoricamente, alguma concentração do negócio é necessária, por forma a que empresas e grupos criem mecanismos de consolidação industrial, tecnológica e de inovação, a verdade é que a prática dá sinais e demonstra que essa consolidação se tem vindo a colocar, de um modo geral, numa posição de alguma incompatibilidade face à liberdade editorial, e por conseguinte, face à independência dos media.

Este facto, deve anular, só por si, qualquer veleidade do legislador em condescender face à tendência, fabricada pelos próprios media, para maior concentração sectorial e intersectorial sem garantias de reforço da liberdade editorial, da independência e do pluralismo dos media face aos próprios grupos editoriais, grupos económicos, grupos de interesses, campo político-partidário, etc.

De facto, só alguns conteúdos é que parecem interessantes para os negócios. Desses, estão os media cheios.

Este modelo ‘mediático’ inscreve-se claramente numa lógica do ‘concentracionário’ – perigosa para a ordem democrática, que se poderia traduzir, neste caso, pela criação de um obstáculo, aparentemente inerte (uma espécie de magma que se move mas que não se vê), ao pluralismo e à liberdade de expressão e editorial.

Donde, ou o campo dos media dá sinais claros de irradicar o ‘sistema’ das ‘vozes dos donos’ e dos ‘porta vozes oficiais’, privilegiando o desassombramento e a independência editorial, acima de qualquer suspeita, ou a concentração torna-se concentracionário – e aí, contra o ‘campo da concentração’, completamente contra, que venham mil ‘tsunamis’ de desconcentração – nem que sejam blogues...

Sobre este tópico ver ainda os seguintes posts:


Concentração dos media

Concentração dos media – alguns links

Site Meter