12.1.05

TV digital abranda nos EUA

As grandes questões que se colocam nos EUA face ao digital prendem-se designadamente com as estratégias das indústrias de equipamentos e os interesses do lobby dos difusores e da sua associação, a NAB - National Association of Brooadcasters, que por sua vez enfrentam tradicionalmente um regulador forte – a FCC, que nem sempre lhes faz as vontades…

Nos EUA, a distribuição por cabo é predominante, atingindo uma penetração de cerca de 70 por cento dos lares, enquanto a distribuição por satélite não chega aos 15 por cento, sendo que a restante é ainda hertziana.

Pelo Telecom Act, de 1996, a FCC comprometia-se a ceder a todos os canais hertzianos, automaticamente, uma frequência digital, desde que estes prescindissem da analógica. A evolução da cobertura digital tem-se feito progressivamente, estimando-se hoje que a quase totalidade dos lares esteja coberta pelo digital, muito embora apenas cerca de 10 por cento dos lares possam receber o sinal digital. Repare-se que em 1748 estações de TV que existem nos EUA (sendo 382 da rede educativa), 1344 (77%) já emitem com sinal digital.

O switch-over está, no entanto, dependente da capacidade dos diferentes lares para receberem ou não, as emissões digitais. Inicialmente, a FCC mantinha o final de 2006 como o momento previsível para o fim do analógico, desde que 85% dos lares tivessem alcançado essa capacidade. Hoje, no entanto, crê-se que esse objectivo estará mais longe de alcançar do que se pensava, muito embora a
NAB insista junto do regulador para que o problema seja resolvido quanto antes.

Veja-se que a FCC impôs agora à indústria de equipamentos que todos os televisores passem a integrar sintonizadores digitais (com bloqueadores de redistribuição para a Net, de forma a reduzir a pirataria de conteúdos) até Julho de 2007.

O facto é que o fim do analógico é uma prioridade nos EUA. A questão está associada à necessidade de libertar frequências designadamente para serviços de segurança e de protecção civil – polícia, bombeiros e outros ‘first responders’ em casos de urgência – tendo sido esta uma recomendação da ‘9/11 Commission’.

É assim previsível que a FCC adie o switch-over para mais tarde, falando-se da probabilidade da futura data ser Janeiro de 2009 – um atraso de mais de dois anos face ao inicialmente previsto.

Site Meter