9.2.09

ERC diz que não investiga pressões (ou serão "démarches"?) sobre o semanário "Sol"

"Director do Sol diz-se alvo de pressões" (Diário de Notícias, 6/2): «Caso Freeport. Situação financeira do jornal seria resolvida ou não, dependendo das notícias. José António Saraiva, director do semanário Sol, afirmou à revista Sábado que foi alvo de pressões para não publicar notícias sobre o caso Freeport. Mas recusou-se a divulgar o nome do autor, adiantando apenas que “foi alguém muito próximo do primeiro-ministro, mas que não pertence ao Governo”.

«Ao DN, o Gabinete do primeiro-ministro recusou fazer qualquer comentário. Por seu turno, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social diz que não tenciona averiguar.

«Segundo a mesma publicação, a direcção do semanário terá recebido um telefonema de um alto responsável socialista no dia 15 de Janeiro, dois dias antes de publicar a segunda notícia sobre o caso. “A pessoa em causa estava até dentro da situação financeira debilitada do jornal e das negociações que estava a acontecer com os accionistas”, disse o director do Sol, adiantando que lhe foi dito que “tudo dependia do que viéssemos a publicar nessa edição”.

À Sábado (ver a peça "Presente inesperado", de 5/2, via SMMP), José António Saraiva já havia dito: «”Disse-me que tudo dependia do que viéssemos a publicar nessa edição”. E se não publicassem nada a situação financeira do jornal ficaria resolvida nesse fim-de-semana. A ameaça, garante, passaria por “estrangular financeiramente o jornal”.» Ver também: Pressões sobre o semanário Sol denunciadas na TVI (24/1)

Afinal para que servirá mesmo a ERC???... Não será para... "Assegurar a livre difusão de conteúdos pelas entidades que prosseguem actividades de comunicação social (...)" (Estatutos, artº 7º - Objectivos da regulação). Se assim é, como entender que a ERC não tencione "averiguar" um caso destes? Talvez porque para a ERC, segundo consta, não há "pressões" aqui no burgo. Aqui, só mesmo "démarches"...

Etiquetas: , ,

Site Meter