6.2.09

"Partidos exigem Imprensa livre "

Partidos exigem Imprensa livre (CM, 6/2): «Os partidos políticos da Oposição contestam Arons de Carvalho, que acusou o Correio da Manhã e a TVI de terem ultrapassado "os limites da decência" a propósito do caso Freeport.

«O antigo secretário de Estado da Comunicação Social disse no Rádio Clube que "não podem continuar a ser destruídas carreiras políticas sem consequências" e propôs a criação de um organismo de auto-regulação. A Oposição considera que está em causa a "liberdade de Imprensa e o jornalismo de investigação". (...)

«Campos Ferreira, deputado do PSD, acusa o Governo de querer "condicionar a liberdade de Imprensa" e elogia a atitude do CM. "A Imprensa em Portugal é livre. Isso implica responsabilidade, maturidade, e isso acontece. Ainda hoje [ontem] vem no CM uma nota da Direcção a pedir desculpa por uma ‘não verdade’ publicada. É assim que funciona a Imprensa em qualquer Estado de Direito." O deputado sublinha que "o Partido Socialista, e este Governo, não está habituado ao jornalismo de investigação, que é preciso preservar, acarinhar e não ameaçar e criticar". Para Campos Ferreira, "há uma claustrofobia democrática".»

Alegre diz que Santos Silva «não tem estatuto» para o fazer afastar do partido (Sol, 6/2): (...) «o histórico militante socialista Edmundo Pedro disse haver no PS quem não se pronuncie por medo, palavras que mereceram o elogio de Manuel Alegre.

«"Em primeiro lugar queria dizer que a atitude do meu camarada Edmundo Pedro, com os seus 90 anos, é um exemplo para aqueles que se calam por oportunismo, por conveniência, por medo. É uma grande lição", elogiou Alegre, sublinhando que a discussão da situação interna do partido "não são minudências".»

Etiquetas:

Site Meter