22.3.07

Sexismo e 'o pior que há na natureza humana' em prime time (TVI) (act.)

Fernanda Câncio escreve no DN sobre o novo programa da TVI, A Bela e o Mestre. E cita Isabel Dias, professora da Universidade do Porto e autora de vários estudos relacionados com violência de género: "O programa constitui um retrocesso no que diz respeito às conquistas que as mulheres fizeram, um regresso aos estereótipos mais básicos do género. A contradizer aliás o que sucede hoje na sociedade portuguesa, na qual os níveis de escolaridade nas mulheres são muito mais elevados que nos homens. Andaram à procura de uma agulha num palheiro para encontrar mulheres assim. Damos alguns passos em relação à educação para a paridade, e depois um miúdo vê isto... "

Clara Pinto Correia, um dos quatro membros do "júri": "(...) sempre quis conhecer de perto um reality show, por motivos de enriquecimento sociológico e de pesquisa ficcional." Porque, precisamente, "puxa o pior que há na natureza humana".

A ministra da Cultura está preocupada com a falta de conhecimento dos jovens e, por isso, confessou ao CM que vai ver o programa ‘A Bela e o Mestre’. (CM, 22.3.07)

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A «explicação» de Clara Pinto Correia é, toda ela, uma maravilha de «enriquecimento sociológico».

JG

1:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter