16.12.06

Patrões querem novo 'cheque em branco' para mais 15 anos de TV privada (2)

Moniz critica nova legislação para o audiovisual (JN, 16.12.06): «O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, está preocupado com o futuro que se avizinha para as estações privadas de televisão. Lei da Televisão e Entidade Reguladora para a Comunicação Social, assim como a concorrência da RTP, são alguns dos aspectos que levam aquele responsável da estação líder de audiências dizer que "o panorama das televisões privadas não se adivinha fácil".»

Balsemão contra censura (CM, 13.12.06): «Pinto Balsemão criticou ontem, no Congresso do Poder Local, em Lisboa, o anteprojecto da Lei de Televisão proposto pelo Governo. “São muitos os políticos que, quando chegam ao poder, tentam limitar a liberdade de imprensa”, disse. Balsemão frisou que o anteprojecto apresenta “mecanismos comparáveis à censura à posteriori, além de tornar mais desleal a já desleal concorrência da RTP às televisões privadas”.»

Patrões querem novo 'cheque em branco' para mais 15 anos de TV privada (1)

E falando de censura... a questão é que o 'monolitismo' telenovelístico e as estratégias monotemáticas de programação das redes generalistas de televisão privada, actualmente praticada no horário nobre (com o beneplácito da ERC), está para os tempos que correm como a censura prévia esteve para o Século XX... Ainda que de forma diferente, não deixa de ser uma impossibilidade da sociedade portuguesa se manifestar nas múltiplas dimensões da sua diversidade e identidade cultural.

Etiquetas: ,

Site Meter