24.12.04

Santana quase que duplica Durão

Segundo uma notícia da Marktest.com, o Governo foi tema de mais de seis mil notícias televisivas em 2004: «De 1 de Janeiro a 19 de Dezembro de 2004, foram 6094 as peças jornalísticas tendo como tema central o Governo, que passaram nos serviços informativos regulares da RTP1, 2:, SIC e TVI.».

O Governo foi objecto de 222 horas de informação, com uma média diária de 37 minutos e 37 segundos nos jornais televisivos, notícias que tiveram uma duração média de 2 minutos e 11 segundos cada.

De referir que depois de Julho deste ano,
após a tomada de posse do Governo de Santana Lopes, a categoria governo aparece com largo destaque, quase que duplicando o tempo médio face à informação com referências ao Governo de Durão Barroso.

A questão essencial aqui não é, de facto, a soma dos tempos, mas sim uma análise do conteúdo da cada notícia. E aí julgo que uma das conclusões a retirar seria que, de facto, independentemente do maior tempo de exposição à TV, Santana Lopes foi mais penalizado que o seu antecessor, em termos de notoriedade e de referências positivas.

Site Meter