23.12.04

falta ainda o arquivo da emissão de ar

Há dias referíamos aqui a necessidade de convocar o melhor de nós para a questão dos arquivos do audiovisual (em defesa dos arquivos de rádio e tv)

Chegaram agora algumas boas notícias:

Foi ontem assinado o protocolo entre a RTP e a Cinemateca para que uma parte significativa do Arquivo Histórico da RTP seja depositado e tratado no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa.

Por outro lado, a ministra da Cultura anunciou que até ao final do ano será assinado um acordo entre o ministério e a Cinemateca Portuguesa para a extensão das instalações do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM).

Na assinatura do protocolo, o presidente da Cinemateca, João Bénard da Costa, afirmava com inteira razão: «com a assinatura deste protocolo começa para a Cinemateca, para a RTP e sobretudo para a história da arte inscrita em imagens moventes uma nova era».


O processo de transferência das 25 mil horas de conteúdos vai demorar dois ou três anos e envolverá cerca de 300 mil documentos, originais e em suporte fílmico. A operação vai custar 120 milhões de euros ao Estado.

Convém dizer que em Portugal se tem trabalhado de forma séria nesta área, sendo que ainda há um longo caminho a trilhar no sentido de se obter um arquivo condigno da emissão de ar, pelo menos dos canais generalistas.


Site Meter