17.12.04

qualimetria vs. audimetria

Pensando sobretudo numa lógica de televisão pública, é sabido que o estudo das estratégias de programação não se pode confinar exclusivamente à audimetria. É, portanto, nas alternativas que se colocam a este método «de mercado» que se pode encontrar uma primeira pista no sentido da «qualimetria»: análise de conteúdo, estudos multivariados, análise de motivações, apreciação e atitudes, estudos qualitativos, estudos de consumo, estudos culturais, etc.

Portanto, na perspectiva do «interesse público», mais do que saber quantos telespectadores viram um programa importará saber, por exemplo, a reacção ao que viram, ou a multiplicidade de sugestões para coisas que não viram... Convém insistir neste ponto.

É fundamental, portanto, que a televisão pública possua dados sobre o agrado do público, quer em relação às grelhas de programação, quer em relação à filosofia do canal, procurando definir o modelo de programação que encontre o equilíbrio entre o agrado dos telespectadores - sem conceder ao «comercial» e à guerra de audiências - e a responsabilidade de fornecer um serviço público.

Os estudos qualitativos são aqui fundamentais. Só com essa complementaridade a TV pública pode ambicionar emancipar-se à lógica comercial da audimetria.
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