23.1.09

TDT: Sócrates repete erro de Cavaco

Novo canal entra num mercado onde a oferta já é maior que a procura (Jnegocios online, 23/1): «Actualmente, a oferta de "breaks" publicitários é já maior do que a procura dos anunciantes.

«"Os canais em sinal aberto que hoje operam chegam ao final de cada ano sem conseguir vender todos os minutos que têm disponíveis para publicidade. Ao contrário do que se verificou em Espanha com o alargamento do mercado televisivo a gerar crescimento do mercado publicitário, por cá o mercado está em letargia há já vários anos. Na última década, tivemos um crescimento acumulado de 5% que nem sequer conseguiu acompanhar a inflação", analisa André Freire de Andrade, CEO da agência de meios Carat.»

No fundo o que se está a fazer é repetir o erro de Cavaco em 1991, quando o governo autorizou dois canais generalistas num mercado que não os suportava. Daí para cá e em boa parte derivado a isso, a debilidade da paisagem mediática portuguesa tem se acentuado. Está à vista que este 5º canal agravará a muito precária situação dos media em Portugal, que se arrasta de forma mais acentuada desde o ano 2000.

BE: 5º canal agrava crise dos media

Canal Telecinco mais caro que o rejeitado de Rangel (DN, 23/1)

Filha de Rangel candidata-se (CM 23/1)

A crise e o "peditório" para a TDT (act.)

Umas quantas maldições sobre a coitada da TDT

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