17.1.09

A crise e o "peditório" para a TDT (act.)

BALSEMÃO CRITICA QUINTO CANAL (CM, 16/1): «Durante a apresentação do projecto da PT para a TDT, Francisco Pinto Balsemão aproveitou para criticar o lançamento do concurso para o quinto canal: 'O eventual aparecimento de um novo serviço de programas televisivos de acesso não condicionado livre vai influenciar muito negativamente a concorrência, prejudicar a qualidade da informação, das produções e da programação e afectar gravemente a indústria audiovisual portuguesa.'» O facto é que não virá só destruir e endividar mais ainda a paisagem audiovisual portuguesa.

Essa crise será extensiva à imprensa e à rádio. Aliás, ainda antes do 5º canal, o cenário já se apresenta com a rádio e imprensa no último trimestre de 2008 com uma queda do número de leitores em relação ao período homólogo de 2007, que não deixou nenhum segmento de fora, segundo o Bareme Imprensa da Marktest. Na Controlinveste as coisas não estão melhores... A administração da Controlinveste deu início a um processo de despedimento colectivo que abrange 122 colaboradores em diferentes áreas do grupo (Jornal de Notícias, 15/1). E na publicidade a coisa ainda está pior: as estimativas para 2009 do mercado publicitário são muito pessimistas, apontam para uma queda de 8,2% em relação a 2008 o que, segundo Luís Mergulhão (OMG) coloca o investimento ao mesmo nível do registado há 10 anos atrás. Daí o Presidente da Impresa vir dizer que o mercado registou “quedas acentuadas” nos últimos meses de 2008 - Balsemão junta-se ao apelo para apoios fiscais ao investimento em publicidade (Público online 161): “O incremento que se fizer na publicidade tem repercussão indirecta na comunicação social séria, que está em crise, mas prefere morrer de pé, a vender a alma ao diabo”. Mas não ficaria por aí. Depois disso, Balsemão pede benefícios fiscais (CM, 17/1) «em matéria de IRC, para as empresas que aumentem o seu investimento publicitário ao longo de 2009. "Não se trata de mais um subsídio, mas de um incentivo às empresas que, em vez de se deixarem mergulhar na crise e começar a cortar pelo mais fácil [a publicidade] façam um esforço de investimento no sector", disse Balsemão durante a conferência ‘A Libertação da Sociedade Civil – O Papel dos Media’, realizada no auditório da Adere–Minho, em Vila Verde.

«Em sintonia com os responsáveis da indústria publicitária, que defendem o mesmo apoio por parte do Governo, o líder da Impresa frisou que qualquer incentivo ao consumo através da publicidade "tem repercussão indirecta na Comunicação Social séria, que está em crise, mas prefere morrer de pé, a vender a alma ao diabo".

«No mesmo evento, Pinto Balsemão voltou a frisar a necessidade de retirar a publicidade comercial à RTP, tal como aconteceu em França. "O Estado, a quem compete criar as condições para o livre funcionamento do mercado, acaba por o condicionar ao entrar nele como concorrente."»

Entretanto o já tinham pedido outros apoios para, justamente, a TDT... Operadores pedem ao Governo incentivos para a TDT (negociosonline 13/1): «Os operadores de televisão querem receber por parte do Estado incentivos para os investimentos que estão a fazer para a Televisão Digital Terrestre (TDT). O aviso foi lançado pela SIC e pela TVI na apresentação do Fórum TDT, que ontem decorreu em Lisboa.»

Quem não acredita em crises é Mário Lino, que «frisou ainda "o enorme potencial" do projecto TDT para "a expansão da sociedade de informação" e o "grande impacto na economia e criação de riqueza" (CM, 13/1). Aqui no pasa nada, tudo normal. A TDT até já chegou à Madeira...

O novo riquismo instalado no país em plena crise leva a anunciar coisas que até o Novo Mundo (USA) teme: a antecipação do switch off. Mas aqui em Portugal é outra coisa - sempre em fuga para a frente, porventura até se chegar ao precipício:

TDT Arranca a 29 de Abril e vai chegar a 80% da população portuguesa no final do ano (negociosonline, 12/1): «A Portugal Telecom anunciou hoje que a Televisão Digital Terrestre vai arrancar com a fase de testes em Portugal no próximo dia 29 de Abril. No final deste ano o serviço já vai chegar a 80% da população portuguesa, disse Zeinal Bava, que pretende antecipar o fim das emissões analógicas.»

Pois é. Já que há tanta gente a citar Obama: O Presidente eleito Barack Obama, congressistas, cadeias de televisão e associações de consumidores nos Estados Unidos uniram-se num único objectivo: atrasar a data da mudança definitiva da televisão analógica para a digital, cujo switch off está agendado para 17 de Fevereiro (DN, 12/1).

Etiquetas:

Site Meter