16.1.09

Mário Crespo "regressa" à RTP

Mário Crespo em entrevista ao CM - “Tenho um papel na Informação” (CM, 12/1)

Tem saudades da RTP?

Neste momento não. Não trocava a SIC por rigorosamente nada. Acho que as dificuldades que a indústria privada está a atravessar nos fazem redescobrir energias novas. Esta ida para o canal generalista é uma dessas iniciativas. A RTP foi uma época da minha vida. Houve um período em que pensei que podia fazer carreira na RTP. Mas a dependência estatal e sobretudo a dependência política é uma carga muito grande.

Essa dependência intensificou-se com o passar dos anos?

Quando vejo o ambiente em que trabalho, de total liberdade e não deve haver muitos órgãos de comunicação no mundo com este ambiente de autocrítica e troca de impressões do mais desinibido que há... A SIC e a SIC Notícias têm uma cultura muito própria que a RTP não tem.

Quer dizer que a RTP é complexada?

A RTP é mais do que complexada. Deixou-se subjugar durante décadas demais. Tem uma carga imensa de afectação ao poder político de que é muito difícil libertar-se, para quer que esteja lá a trabalhar. É uma espécie de estigma de que a RTP se conseguiu emancipar e tenta reinventar-se o que acaba por lhe retirar identidade. A SIC não tem essa necessidade de reinvenção.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Sic não tem necessidade de reinvenção porque apenas a RTP tem esse estigma de ligação ao poder. Estigma ganho ao longo de décadas e muito mais merecido agora que os quadros da antiga RDP - a rádio, se se lembram - ainda mais subservientes e ligados ao poder, se possível, tomam conta das rédeas do poder.
Mas independência no jornalismo é um debate antigo e que parte duma premissa que não existe. Nem na Sic... Ali, tal como nos outros orgãos de comunicação social conta a voz do dono. E os donos são o poder político e económico.
Atire-se areia para os olhos de quem se quiser. Não tomando o Mário Crespo por um ingénuo limito-me a verificar que, mais uma vez, um homem transmite o que lhe é conveniente. Não falou sempre assim. Garanta o seu emprego e a sua mediatização. Enquanto dura.

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«Provavelmente votarei Sócrates»
Mário Crespo, jornalista da SIC, in Semanário Económico

Vídeo da Entrevista (ao 1m45s)

Esclarecedor...

9:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter