20.1.09

Boa noite, tristeza

Uma televisão de vazio (Nobre-Correia, DN, 17/1): «É uma tristeza… Mas a verdade tem que ser dita : globalmente, a televisão portuguesa é de uma grande miséria. Em termos de programação como de informação. E se fosse preciso resumir as suas principais características em apenas três palavras seria simples : telenovelas, populismo e palavreado.

«As telenovelas, de preferência brasileiras, constituem o género de programação dominante. De manhã, à tarde ou à noite há sempre uma (e até mais do que uma, ao mesmo tempo) para mobilar o tédio, a falta de curiosidade intelectual e a baixa formação cultural de grande número de espectadores. Espectadores que foram metodicamente, sistematicamente, habituados e ter por horizonte essas histórias incrivelmente medíocres e escandalosamente rebaixantes do nível cultural dos Portugueses.

«Há depois aquelas emissões com público. Emissões de jogos, de divertimento ou de debate. Com gente que aplaude, vocifera, apoia, protesta. Numa confrangedora ilusão de ágora, de fórum, de democracia participativa, de sociedade civil intervencionista, que mais não é que populismo e demagogia barata.

«Há sobretudo o palavreado. Com inúmeras emissões em que os mais diversos “comentadores” (que são aliás um pequeno círculo dos mesmos) vêm discorrer sobre tudo e sobre nada, as mais das vezes numa visível impreparação e, quantas vezes ?, numa grande inconsistência. Aos quais se vêm juntar toda uma série de convidados cuja preocupação é ocupar o mais tempo possível micros e câmaras…

«Mas há também esses inenarráveis telejornais que devem bater todos os recordes europeus em termos de duração e de “directos” (geralmente desnecessários, intermináveis e ocos). Com uma estranha hierarquização editorial (a supor que ela exista) em que é dado tratamento idêntico a temas com incidências sociais totalmente diferentes.

«Onde estão as produções originais ? As reportagens ? Os documentários ? As emissões culturais ? As emissões originais de história, de cinema, de música, de humor, de circo ? O vazio é enorme. E muito preocupante…»

Etiquetas: ,

Site Meter