22.1.09

BE: 5º canal agrava crise dos media

Fernando Rosas admite que pluralismo pode ficar comprometido. Bloco de Esquerda criticou concessão de quinto canal televisivo (Público online/Lusa 22.01.2009):«O Bloco de Esquerda considerou hoje que a concessão do quinto canal televisivo é um erro estratégico. Segundo Fernando Rosas, a acção ameaça a qualidade da oferta televisiva e a sobrevivência da imprensa, e pode conduzir à redução do pluralismo informativo.

«A declaração foi feita durante o plenário da Assembleia da República, o deputado do BE criticou esta concessão, manifestando a sua preocupação perante as notícias que indicam que a Zon Multimédia se prepara para fazer uma “estação de televisão ‘low cost’”, para funcionar como “montra da televisão por cabo”.

«Para o deputado, o objectivo da Zon é ter uma estação de televisão sem produção própria, que funciona como montra para garantir o direito de antena na televisão aos anunciantes.

«"Pensar que se pode criar um verdadeiro canal televisivo, empregando 60 pessoas e com um orçamento três a quatro vezes inferior aos demais concorrentes privados é um embuste político e um atentado à qualidade da informação", sublinhou.

«Para Fernando Rosas a abertura de um novo canal nestes moldes "ameaça a qualidade da oferta televisiva e a sobrevivência de grande parte da imprensa e conduzirá a uma preocupante diminuição do pluralismo informativo". Além disso, continuou, levará ainda a uma degradação das condições do exercício profissional dos jornalistas e à diminuição da autonomia desta classe perante os poderes políticos e económicos.

«"Uma comunicação social sem meios de subsistência e com profissionais cada vez mais precarizados torna-se refém de todo o tipo de interesses. A começar pelos mais fortes. Os do Governo e os dos grandes grupos económicos", enfatizou Fernando Rosas.»

Etiquetas:

Site Meter