16.10.08

Ou há moralidade... ou não há jornalismo

O Conselho da Europa deveria ser mais escutado em matéria de pluralismo. Os seus “Indicadores para os média numa democracia” , que pretendem aferir o grau de liberdade dos média, alertam claramente para a necessidade de salvaguardar princípios básicos para não ser comprometida a imparcialidade e a independência dos jornalistas e a independência editorial dos média face aos seus proprietários e ao poder político e económico.

O documento é particularmente acutilante face ao audiovisual público, mantendo que “os radiodifusores de serviço público devem ser protegidos de ingerências políticas na sua administração e trabalho quotidiano. Os postos de direcção deveriam ser recusados a pessoas com uma filiação política clara”.

E ainda que “os radiodifusores de serviço público deveriam elaborar códigos internos de conduta dos jornalistas e de independência editorial face às influências políticas”.

E face aos jornalistas, esta resolução para os media numa democracia não é menos exigente: “Os jornalistas deveriam (…) declarar aos seus telespectadores ou leitores os seus interesses políticos ou financeiros bem como toda e qualquer colaboração com órgãos do Estado”.

Etiquetas: , ,

Site Meter