17.5.08

Telejornal-monstro

"O verdadeiro monstro" (Leonel Moura, negocios.pt, 16/5): «No dia do terramoto na China, quando a notícia já circulava o planeta, os nossos telejornais, todos sem excepção, abriram com futebol. A que se seguiram outras coisas muito importantes, apitos, carolinas e tretas. Só lá mais para a frente se concedeu então algum espaço a um terramoto classificado com 7,8 na escala de Richter, ou seja, de grande intensidade, causador de vasta destruição numa área onde vivem mais de 90 milhões de pessoas.

«Não se tratou porém de uma distracção ou de um acidental lapso. Todas os dias as televisões viram o mundo de pernas para o ar, dando destaque a coisas absolutamente irrelevantes, menosprezando ou omitindo a informação realmente útil. Concebidos com base em três grandes pilares, o sensacionalismo, a política e a alarvidade, os telejornais são hoje um cancro social e cultural que mina Portugal e os portugueses, desviando atenções, deprimindo vontades, gerando falsas expectativas.» (sublinhado nosso)

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger inaara & ilyas said...

E os jornalistas? Qual é o seu papel? Será que eles e elas não se apercebem do ridículo a que as coisas estão a chegar ou são "forçados" a trabalhar desta forma quase aberrante? Seria bom perceber isto, ajudaria a pensar em possíveis formas de intervenção, de luta contra a "estupidificação" geral da população....

10:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter