10.3.08

Para quando comentadores independentes nas áreas da Educação, Sociedade, Justiça, Economia, Fiscalidade, etc., etc., nos telejornais da RTP1?

O Jornal da Tarde de hoje foi mais um bom exemplo das habituais misérias jornalísticas do serviço público. Abertura com 12 minutos da telenovela “Camacho deixa Benfica”, com direito a “comentador RTP” encartado no plateau. Olhando para o alinhamento, claramente menos importante que isso para o serviço público, a vida nas escolas num contexto de crise: 4 minutos, a partir do minuto 24, sem direito a comentador encartado, que aliás, a RTP não tem para a área da Educação.

Como também não tem comentadores independentes para qualquer outra área da informação televisiva, a não ser para o futebol, onde aliás tem mais do que um… Esta questão da inexistência de comentadores independentes no Serviço Público de Televisão para as áreas da Educação, Sociedade, Cultura, Economia, Fiscalidade, etc., etc., sendo algo absolutamente inaceitável numa estação paga por todos os portugueses, demonstra bem a subserviência institucional e política deste modelo de televisão.

A partir do minuto 46 volta Camacho e o Benfica, mais o futebolês do costume. Ao que se segue, ao minuto 51 (!), a notícia de uma campeã do Mundo, Naide Gomes, assim (mal)tratada pelo alinhamento do Jornal da Tarde. Não vale a pena ser campeão do mundo em Portugal...

Não sendo propriamente uma espécie do tão falado “jornalismo de sarjeta” – da famigerada “gutter press”, no original – não deixa de ser qualquer coisa situado um pouco a montante, talvez mais do género “jornalismo de valeta”…

Etiquetas: , , ,

Site Meter