21.4.07

"TV-monstro" (act.)

Canales de TV objetan video de asesino de Virginia (AP): "Ante la enérgica reacción contra los medios de comunicación por difundir el video del joven que causó la matanza en la universidad Virginia Tech, la red de televisión Fox dijo el jueves que cesará de exhibirlo en tanto otras emisoras anunciaron que limitarán drásticamente su uso. (...) Cada peça, cada monstro.

Ver também (Público 20.4.07) Difusão de imagens criticada: «(...)Matt Lauer, apresentador do programa Today, da NBC, disse que a estação decidiu exibir as imagens "esperando que isso talvez nos ajudasse a responder à pergunta: por que é que aconteceu?". Mas referiu que a difusão do DVD foi criticada dentro da própria estação. Lauer acrescentou que a estação "limitou severamente" as imagens a transmitir. Familiares das vítimas recusaram participar no programa, em sinal de protesto.

«O DVD contém 27 clips de vídeo, um clip de áudio, 43 imagens e um texto de 23 páginas em que Cho Se-ung Hui se desresponsabiliza pelos tiroteios. "Vocês tiveram um bilião de hipóteses de evitar o que aconteceu hoje. Mas vocês decidiram derramar o meu sangue", escreveu o sul-coreano. "Empurraram-me para um canto e só me deram uma opção. A decisão foi vossa", prossegue. Cho fala dos autores do massacre no liceu Columbine, em 1999, Eric Harris e Dylan Klebold, que refere como "mártires".


«Michael Weiner, um psiquiatra forense, disse ontem, num programa da televisão ABC, que a transmissão destas imagens é "uma catástrofe social" e pediu que estas sejam retiradas das televisões e da Internet, nomeadamente do site YouTube. Weiner afirma que a difusão das imagens não contribui para a compreensão do caso e é apenas uma validação de comportamentos como o de Cho Seung Hui. Estes vídeos não nos ajudam a compreendê-lo. São uma distorsão. É uma operação de relações públicas em que ele se tenta transformar num personagem de Quentin Tarantino", concluiu Wiener, que lamentou sobretudo o facto de as imagens terem sido transmitidas sem edição prévia.»


Miguel Gaspar retoma o tema no Público (21.4.07): "Pode o responsável por 32 homicídios agir como se fosse o editor de telejornais?"


Lembram-se? (...) a 25 de Abril de 2006 (!), o Jornal Nacional da TVI dá tempo de antena, durante larguíssimos minutos, praticamente sem edição, a uma criatura que é acusada de 639 crimes sexuais. Rever A ERC não vê TV?

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

F. Rui Cádima - docente de História dos Media na Universidade Nova de Lisboa, 1993, 4, 5...?

Fui sua aluna e "tropecei" agora no seu Blog.

Vou tentar começar a lê-lo.
É bom "reencontrar" um dos alguns Professores que nos possibilitaram, não só conhecer a história dos meios de Comunicação Social mas também, e sobretudo, "olhar" a vida e a cultura em perspectiva :)

Até breve,
Uma ex-aluna

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tv monstro, sem dúvida.
Depois de estar consciente das perversões deste meio a sobrevivência mundana fala mais alto.
Vendermo-nos ao meio, esquecer o conteúdo e focarmo-nos nas possíveis manobras criativas que a linguagem técnica nos deixa.

10:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter