"TV-monstro" (act.)
Ver também (Público 20.4.07) Difusão de imagens criticada: «(...)Matt Lauer, apresentador do programa Today, da NBC, disse que a estação decidiu exibir as imagens "esperando que isso talvez nos ajudasse a responder à pergunta: por que é que aconteceu?". Mas referiu que a difusão do DVD foi criticada dentro da própria estação. Lauer acrescentou que a estação "limitou severamente" as imagens a transmitir. Familiares das vítimas recusaram participar no programa, em sinal de protesto.
«O DVD contém 27 clips de vídeo, um clip de áudio, 43 imagens e um texto de 23 páginas em que Cho Se-ung Hui se desresponsabiliza pelos tiroteios. "Vocês tiveram um bilião de hipóteses de evitar o que aconteceu hoje. Mas vocês decidiram derramar o meu sangue", escreveu o sul-coreano. "Empurraram-me para um canto e só me deram uma opção. A decisão foi vossa", prossegue. Cho fala dos autores do massacre no liceu Columbine, em 1999, Eric Harris e Dylan Klebold, que refere como "mártires".
«Michael Weiner, um psiquiatra forense, disse ontem, num programa da televisão ABC, que a transmissão destas imagens é "uma catástrofe social" e pediu que estas sejam retiradas das televisões e da Internet, nomeadamente do site YouTube. Weiner afirma que a difusão das imagens não contribui para a compreensão do caso e é apenas uma validação de comportamentos como o de Cho Seung Hui. Estes vídeos não nos ajudam a compreendê-lo. São uma distorsão. É uma operação de relações públicas em que ele se tenta transformar num personagem de Quentin Tarantino", concluiu Wiener, que lamentou sobretudo o facto de as imagens terem sido transmitidas sem edição prévia.»
Miguel Gaspar retoma o tema no Público (21.4.07): "Pode o responsável por 32 homicídios agir como se fosse o editor de telejornais?"
Lembram-se? (...) a 25 de Abril de 2006 (!), o Jornal Nacional da TVI dá tempo de antena, durante larguíssimos minutos, praticamente sem edição, a uma criatura que é acusada de 639 crimes sexuais. Rever A ERC não vê TV?
Etiquetas: ERC, Jornalismo TV
2 Comments:
F. Rui Cádima - docente de História dos Media na Universidade Nova de Lisboa, 1993, 4, 5...?
Fui sua aluna e "tropecei" agora no seu Blog.
Vou tentar começar a lê-lo.
É bom "reencontrar" um dos alguns Professores que nos possibilitaram, não só conhecer a história dos meios de Comunicação Social mas também, e sobretudo, "olhar" a vida e a cultura em perspectiva :)
Até breve,
Uma ex-aluna
Tv monstro, sem dúvida.
Depois de estar consciente das perversões deste meio a sobrevivência mundana fala mais alto.
Vendermo-nos ao meio, esquecer o conteúdo e focarmo-nos nas possíveis manobras criativas que a linguagem técnica nos deixa.
Enviar um comentário
<< Home