14.4.07

Sócrates deveria falar segunda vez aos portugueses (act.)

O fim-de-semana está péssimo para Sócrates. Era de recear. No cabo, tanto a SIC Notícias (Expresso de Meia Noite) como a RTPN (Choque Ideológico e Pontos de Vista) fechavam a noite de sexta-feira com o tema bem em cima da mesa. O mesmo sucedia com a abertura dos noticiários da meia-noite. Péssimas notícias surgiam com mais dois diplomas de licenciatura contraditórios. No Abrupto, Pacheco Pereira remetia o desaparecimento de um original do arquivo histórico da AR para o Procurador da República. Sabe-se agora da carta de Marques Mendes a Jaime Gama, para esclarecer esta mesma questão. Já a 14.4, sabe-se que afinal havia outro... Reitor, e é verificado que um certificado da UnI com data de 1996 já tem os prefixos telefónicos (21), que datam de 1999... (destes últimos temas, todos verificáveis por qualquer jornalista, a RTP1 no Jornal da Tarde e no Telejornal de 14.4 omitiu a maior parte, tendo, destas, só referido o assunto de haver outro reitor na altura do pedido de equivalência de Sócrates).

Tudo muito complexo e perigoso. Em vez de se ter dirigido aos portugueses reconhecendo as fragilidades do seu processo de conclusão de licenciatura, e pedindo desculpa por alguns erros cometidos, o primeiro-ministro não deixou margem para o que lhe parece querer cair em cima. E caindo em cima dele cai em cima do país.

O Expresso da Meia Noite anuncia a manchete de sábado e diz ainda que o “Primeiro-ministro pode ser chamado à ERC”: “A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai votar, na próxima semana, uma proposta no sentido de ouvir José Sócrates sobre o processo desencadeado pelo artigo do EXPRESSO "Impulso irresistível de controlar". (…) “A hipótese resulta de uma proposta do conselheiro Luís Gonçalves da Silva que vai ser votada na quinta-feira. A ser aprovada, a audição poderá ser efectuada por escrito, tendo em conta que José Sócrates ‘é titular de um órgão de soberania’. Na semana passada, o presidente da ERC, Azeredo Lopes, tinha considerado a possibilidade da audição de Sócrates ‘um acto de grande espectacularidade mas não de regulação’. Posição que é contestada por Luís Gonçalves da Silva.” E bem, o que remete de novo para o tema da governamentalização do órgão, como aqui vimos no seu processo de constituição.

Se a intervenção do regulador, neste caso, terá como objectivo, porventura, fazer alguma pedagogia sobre as más práticas políticas para com os media – e nesse caso Sócrates é protagonista crucial – uma segunda intervenção pública de Sócrates deve ser feita quanto antes, dirigindo-se aos portugueses, pedindo desculpa pelas trapalhadas, mesmo que boa parte delas não lhe digam respeito. E fechar o assunto.

Etiquetas: , , , ,

Site Meter