24.3.07

Da "encenação democrática" no Prós e Contras (RTP1)

"Encenação democrática", Vasco Pulido Valente, Público, 24.03.2007: «Nunca ninguém conseguiu definir satisfatoriamente o chamado "serviço público de televisão". Por um bom motivo, o "serviço público de televisão" é um eufemismo para o domínio do Governo sobre a televisão. O que devia bastar para que ele se abolisse. De qualquer maneira, enquanto existe, convinha que escondesse ou, pelo menos, disfarçasse o papel pouco glorioso que o mandam fazer. Por outras palavras, que tivesse uma informação honesta. Infelizmente, a RTP de José Sócrates (porque, no fundo, ela não é de Almerindo Marques, nem de quem dia a dia a dirige) conseguiu a proeza de eliminar a política da televisão, parecendo que lhe dá proeminência e tempo. A RTP é hoje o perfeito exemplo de como se pode imitar os costumes democráticos, deixando a democracia cuidadosamente de fora. (...) O programa Prós e Contras de Fátima Campos Ferreira é neste capítulo um caso típico. Pelo horário e pelo espectáculo, parece uma prova irrefutável de que a RTP discute e promove a discussão dos problemas do país. Mas, de facto, evita ou substitui essa discussão. (...)"

Ler também a crónica de Eduardo Cintra Torres, Prós, Prós, Prós & Contrinhas : "O último Prós & Contras (RTP1) proporcionou ao Governo, uma vez mais e como quase sempre, a apresentação da mensagem que queria passar no momento e no formato em que queria passá-la. O objectivo foi glorificar a RTP e apresentar a nova lei da televisão preparada pelo Governo, que reforça uma visão do Estado iluminador e controleiro. O Prós & Contras corresponde às necessidades de propaganda de um Governo mas sem que pareça propaganda. O ministro do sector, Augusto Santos Silva, teve o seu tempo de antena. Defendeu o conceito de RTP1 que interessa ao Governo: ter muita bola e Preço Certo para que as suas mensagens passem junto de mais audiência."

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Confesso que não sou um usual bloguista. Este IRREAL TV surgiu-me por acaso. Não conheço bem o Sr. Cádima, mas tenho uma ideia. E até de o ter visto, alguma vez que não sei situar, na RTP!
Não sou socialista, não votei neste governo, não pertenço a nehum lobby, nem partido. Não sei quem é o sr Cintra Torres a não ser de ler um ou outro artigo, e de o ver, também, uma ou 2 vezes na "maldita" RTP, onde ele vai, concerteza, "recolher um cachets, do dinheiro dos contribuintes!!!" Sempre que o deixam. Achei durante muito tempo o Sr V.Pulido Valente um homem inteligente e corajoso - hoje acho-o um ser decadente, revoltado, porque não é escutado como antes.
Mas, curiosamente, todos eles se uniram neste ataque à RTP, ao serviço publico e até ao unico e interessante espaço de debate televisivo que é o Pros e Contras da RTP, por muito que lhe batam, o desvalorizem ou o ataquem. Chegando mesmo, segundo li há pouco, a insultar, sim insultar, a sua apresentadora. A crítica é um direito salutar. O insulto é proprio dos fracos e dos sem razao! Parece, e pode não ser, que estes senhores pertencem àquele grupo de frustrados que gostariam de ser protagonistas, e de TV se possível, mas a quem nunca alguém deu guarida. É facto que, pontualmente, lhes deram um espaçozinho ( eu vi-os lá)...nessa TV "horrivel" que é a RTP. E aí, todos eles foram correndo. Depois, porque pouco têm a dizer, deixaram-nos. E eles contra-atacam! Pobre deste país que vive disto e nisto! Somos um país mesquinho, mas há mesquinhezes que nos surpreendem, pela sua baixeza.
O autor do blog vai aprovar ou não este comentário, segundo leio ali em baixo. Pois bem...do comentário não desistirei. Se não fôr aqui, será noutro lado. A bem da verdade. E mais fica por dizer. Mas direi!

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deus os criou e Deus os uniu! Gostavam de ser protagonistas de TV. E sempre a RTP lhes dá uma abébia lá vão eles a correr! Levam o cachezinho e aparecem na pantalha. Como não prestam, lá voltam eles uma temporada para a sombra...o que lhes dói! Até que vem outro ingénuo que, na primeira vez, é sempre enganado.
Fazer crer que sabem, mas nada sabem. Fazem crer que são rigorosos, mas só servem os seus interesses. Atacam a casa (RTP) que de vez em quando lhes dá uns trocos (do dinheiro dos contribuintes que eles aceitam)e lhes dá uns minutos da "glória" que eles amam. Cádima, e Cintra nada sabem, não prestam e são mesquinhos. Pulido Valente é um ser inteligente e corajoso, mas passou o seu tempo, e dá-se mal com isso.
Crticam e isso damos de barato, porque o direito à opinião é legitimo, se bem usado. O insulto já é mais grave. Sei que somos um país que cultiva a mesquinhez, mas estes abusam da mesma. Insultam a RTP, insultam os seus responsáveis, os seus directores, os seus jornalistas. Pretendendo que eles, Cintra e Cadima e Valente, são mais sérios. Pois bem. Só eles acreditam nisso. Por vezes são nojentos e pensam que nós somos todos estúpidos. Plhem que não! A gente topa-os, entende-os e sabem o que os motiva!
Quanto ao autor do blog escolheu bem o termo IRREAL. Isto que por aí se lê é quase tudo irreal. e Talvez por isso, poucos se dão ao trabalho de os ler e menos ainda de o comentar! Já reparou? Como foi a 1ª vez que aqui vim, dei uma volta. E é confragedor. Até tive pena de si, A falar sozinho no deserto. Hoje dei-lhe um prazer. Vim cá. Mas já reparei no aviso: Os comentario têm de ser aprovados previamente. OK - visto prévio, exame previo. Nada a obstar. Se este comentário não sair aqui, há- de sair em qualquer outro lado. E com mais molho, porque agora o tempo e o espaço não dá para tudo. É que sei mais coisas. Não quero entrar por aí. Tentarei não o fazer! E nem, sei se quero perder muito tempo convosco.

10:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter