16.11.06

PSD/Governo/RTP: Quando o telefone toca (e quando não toca)... (act.6)

Deliberação 1-I/2006 (ERC): "A independência da RTP perante o poder político à luz do artigo de Eduardo Cintra Torres, 'Como se faz censura em Portugal' e das acusações de ingerência do Governo proferidas pelo Deputado Agostinho Branquinho".

Soldado Branquinho entrincheirado: CM (16.11.06): Parlamento - Agostinho Branquinho acusa - Governo é Central de Comunicação.

Público online (15.11.06): No Parlamento - PSD volta a acusar Governo de "pressões e ingerências" na RTP.

Público online (13.11.06): Dirigente do PSD acusou "Prós e Contras" de "palco de propaganda do Governo" - RTP pede intervenção da Entidade Reguladora sobre acusações de Miguel Macedo.

O CM insiste (13.11.06), mas vale a pena lembrar que a manipulação da agenda protocolar e a 'institucionalização' e 'burocratização' da informação televisiva já não se faz através do telefone... RTP: ingerência do Governo segundo Agostinho Branquinho - Assessor telefona para coordenador.

O Correio da Manhã (10.11.06) publica uma peça que vai um pouco mais longe na matéria, que se poderia traduzir por qualquer coisa como "O Soldado Branquinho, os velhos pecadilhos do PSD e a defesa da honra no convento": RTP: Agostinho Branquinho confirma governamentalização - Assessores ligam por causa dos fogos.

Nesta peça, destaque-se em particular a passagem: "Como editor e realizador de Informação da RTP, onde esteve entre 1982 e 1987, o ‘soldado’ Branquinho tem mais razões para conhecer melhor “os apetites” vorazes pela empresa pública"... Na peça, Hermínio Loureiro – presidente da Liga de Clubes, acha-o “determinado, trabalhador e corajoso”, e diz que "o ‘soldado’ Branquinho iniciou esta batalha pela “independência e pluralidade” dos serviços públicos de Televisão e Rádio há muito tempo"... Mas há quanto tempo exactamente?..., perguntar-se-á... Será que o 'soldado Branquinho' entrou mesmo para a RTP nos idos de 1982 da AD (um dos períodos de maior manipulação informativa na história da RTP) para iniciar essa "batalha pela independência e a pluralidade"???...

Público online (9.11.06)
Deputado Agostinho Branquinho diz que ingerências na RTP se deveram a incêndios
Assessores de Sócrates negam qualquer interferência na RTP
Entidade reguladora ouve assessores de Sócrates e jornalistas da RTP

Felisbela Lopes ao JN (9.11.06): "São precisos estudos que destapem o que se passa na Informação".

Historiador e comentador analisa telejornal. Pacheco Pereira contra momento-Chávez da RTP (CM, 9.11.06): "Pacheco Pereira atacou a Informação da RTP no seu blogue, o ‘Abrupto’, sublinhando a governamentalização da TV pública. Como exemplo, o historiador e comentador apontou o ‘Telejornal’ de anteontem."

CDS-PP/'PRÓS E CONTRAS (CM, 9.11.06): “Associamo-nos às críticas, mas numa perspectiva de bloco central: governamentalização por parte de quem exerce o poder e de quem tem alternado no seu exercício”, afirmou o líder do grupo parlamentar do CDS-PP.“Para o frente-a-frente são convidadas pessoas do PS e do PSD”, diz o deputado, salientando que “manda a regra do serviço público que haja uma preocupação com o pluralismo”.

.............

No Prós e Contras de segunda, 6 de Nov., Fátima Campos Ferreira sublinhou de início o facto das opções sobre os convidados não obedecer à lógica dos partidos... Há, no entanto, que esclarecer se esta questão não acabará por ter um efeito boomerang sobre o próprio PSD e também sobre a RTP, que parece ter ido longe de mais nessa matéria, isto a ser verdade o que escreveu o CM: “a RTP terá equacionado convidar António Borges ou Eduardo Catroga, mas tais nomes, pelos vistos, não agradaram à cúpula do PSD”... Outra questão a esclarecer é se o programa aceita vetos dos ministros relativamente à participação de determinadas personalidades, como foi denunciado relativamente ao Prós e Contras sobre Educação.

Não deixa também de ser muito curioso ver as peças dos diferentes diários do dia seguinte, sobre o tema:

Público, 7.11.06:
PSD reitera denúncias de governamentalização da RTP

Correio da Manhã, 7.11.06:
RTP - Depois do comunicado do conselho de administração. PSD reforça crítica ao Prós e Contras

Jornal de Notícias, 7.11.06:
PSD quer ouvir estação pública no Parlamento

Diário de Notícias, 7.11.06:
Acusações de ingerência visam "denegrir" a RTP

Público online, 6.11.06:
Entidade Reguladora vai ouvir quinta-feira jornalistas da RTP e assessores de José Sócrates
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social quer ouvir quinta-feira seis jornalistas da RTP e dois assessores do primeiro-ministro, no âmbito da denúncia feita pelo social-democrata Agostinho Branquinho sobre alegada manipulação do Governo nos noticiários da estação pública.

RTP pede intervenção da Entidade Reguladora após acusações do PSD
PSD acusa RTP de ser "palco de propaganda do Governo"
Governo considera uma “atoarda" denúncia do PSD sobre manipulação na RTP


(CM, 6.11.06) - Canal Público acusado se ser palco de propaganda ao Governo: "A TV estatal remeteu para hoje a reacção às críticas do PSD. A RTP, sabe o CM, estava ontem ao final da tarde a preparar a resposta às acusações do maior partido da oposição, pelo que se escusou a explicar os critérios de escolha dos convidados do programa apresentado por Fátima Campos Ferreira, a quem cabe a selecção dos nomes, naturalmente com o assentimento de Nuno Santos, director de Programas, mas com a tutela do ‘Prós e Contras’. Fonte da TV pública adiantou-nos, porém, que “a RTP terá equacionado convidar António Borges ou Eduardo Catroga, mas tais nomes, pelos vistos, não agradaram à cúpula do PSD”..."

PSD acusa RTP de ser "palco de propaganda do Governo" (Publico online 05.11.2006): "O PSD acusou hoje a RTP de ser um 'palco de propaganda do Governo', insurgindo-se contra a ausência de um representante social-democrata no programa Prós e Contras sobre o Orçamento de Estado que será exibido amanhã na televisão pública." Terá sido veto do senhor ministro, tal como Santana Castilho afirmou no Público relativamente à ministra da Educação, num Prós e Contras recente?













Expresso/DD: "PSD denuncia caso de pressões políticas em telejornal da RTP". Nesta notícia, com o seu quê de anedótico, ficamos sem saber se Agostinho Branquinho só considera graves os telefonemas para os pivots enquanto apresentam os telejornais ou se...





Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Li por aí que o soldado Branquinho sabia bem das ingerencias dos governos na TV Publica, porque trabalhou lá entre 82 e 87. Pois...ele esteve ligado à TV publica entre essas datas, mas parte substancial desse tempo esteve destacado como assessor politico de um ministro do PSD! Talvez ele suspeite das ingerencias pela sua experiencia assessorica e não jornalistica!
Ora vejam lá!

12:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter