7.12.04

Net ganha tempo de consumo à TV

Marina Almeida, hoje, no DN: «A Jupiter Research analisou o impacto dos media online, comparando-os com os media tradicionais em seis países europeus: Reino Unido, Alemanha, França, Suécia, Espanha e Itália. O universo, de 3800 pessoas, permitiu aos investigadores concluir que 27% dos inquiridos reduziu o tempo de consumo dos outros media canalizando-o para a Web. Este número aumentou dez por cento nos últimos quatro anos. O autor do relatório, Olivier Beauvillian, acredita que a variação pode ascender aos 40% já nos próximos três anos.

«Detalhando os dados, é possível perceber que 27 por cento dos cibernautas daqueles seis países europeus cortaram no tempo que gastavam a ver televisão, canalizando-o para a Internet. O estudo frisa que a «troca» da TV pela Net é mais marcada no Reino Unido, Espanha e França, onde a banda larga está fortemente implantada.

Gustavo Cardoso, que coordenou em Portugal o estudo A Sociedade em Rede, mostra que, em média, os utilizadores de Internet gastam menos 40 minutos por dia a ver televisão do que os não utilizadores.


Sobre este estudo ver: www.cies.iscte.pt/linhas/linha2/sociedade_rede/index.jsp
Site Meter