13.12.08

Portugal: uma experiência democrática em crise

A satisfação dos cidadãos com as respectivas democracias na União Europeia (EU15), regista, desde 1973, uma evolução globalmente positiva. De valores compreendidos entre os 50% e os 60%, que se verificam praticamente desde o início da realização do Eurobarómetro, passamos a valores sistematicamente superiores a 60%, desde 1999.

Os três países com características mais particulares são a Dinamarca, a Itália e Portugal. A Dinamarca regista, desde o princípio da década de 1990 e de forma quase sistemática, os valores mais elevados de satisfação com a democracia na União Europeia.

A Itália, por seu lado, regista, na maior parte dos estudos, o valor de satisfação mais baixo, de entre todos os países, muito embora desde 2004 tenha ultrapassado o sentimento negativo existente em Portugal.

Portugal destaca-se precisamente por ser o único caso em que esta tendência é claramente contrariada: de valores próximos dos 70%, em meados da década de 1980 e início da década de 1990, os valores de satisfação com a democracia em Portugal descem 20%, em cerca de 10 anos, continuando a registar valores baixos. (in E-Democracia - Desenvolvimento da Democracia Electrónica em Portugal, Filipe Montargil, Coord., APDSI, 2008)

Ver também:

Débil democracia, medo, media: hard times


Portugal: democracia em baixa

Democracia, media, cidadania, em Portugal

Liberdade de expressão cai em Portugal

Etiquetas: ,

Site Meter