3.4.08

JCV: "A ERC erra o alvo"

José Carlos de Vasconcelos, "A ERC erra o alvo", Visão, 3 de Abril de 2008 (a propósito do relatório da ERC sobre "pluralismo"):

(...)

«A ERC, de resto, fez uma interpretação defeituosa daquilo que lhe cabe avaliar. Na Constituição (CR), na Lei da Televisão, no Estatuto da ERC, fala-se em liberdade, independência, isenção, rigor, pluralismo. Pluralismo, nunca, sublinho, nunca aparecendo o redutor conceito de «pluralismo político-partidário». E é pacífico que as «correntes de opinião» a que se refere a CR não são só «de natureza política [e, acrescento, ainda menos partidária] mas também ideológica em geral, cultural», como acentuam G. Canotilho e V. Moreira. E à ERC incumbe promover e assegurar o pluralismo cultural e a diversidade de expressão das várias correntes de opinião», o que é totalmente diferente de estar a contar ao minuto quanto tempo aparecem os «protagonistas» partidários, com uns alegados pós qualitativos. (…)

«Estou à vontade, pois jamais alinhei nos violentos ataques feitos à ERC, pelo contrário. o que sublinhei, sim, é que a ERC tem o pecado original de emergir, na sua composição, apenas do Parlamento - e, portanto, de uma escolha «político-partidária». Mas nem por isso pode avaliar o pluralismo com essa base, ou só com essa base, impondo-se que cumpra as suas obrigações, neste e noutros campos, com melhor critério e mais ampla visão. Ainda uma última nota: o comentário aos «comentários» de Marcelo e Vitorino também erra no alvo. Porque a «solução» não é haver, aparecendo talvez com menos frequência, comentadores pertencentes a outros partidos, que não o PSD e o PS - a solução é, como em toda a parte, os comentadores serem independentes, de quadrantes com sensibilidades diversas!»

Etiquetas: , ,

Site Meter