23.2.08

Se nunca tivemos Serviço Público com publicidade...

Publicidade na TV (M. M. Carrilho, hoje, no DN): «Aí está um tema que se antecipa polémico: o da publicidade no primeiro canal da RTP. Com o lançamento da televisão digital terrestre haverá mais um operador no mercado a dividir o bolo publicitário. Ora, como este tem encolhido nos últimos anos, o debate sobre a matéria afigura-se inevitável. A direita francesa acaba de propor a abolição da publicidade no serviço público, ideia tradicionalmente defendida - e bem - pela esquerda. Por cá, o que se irá passar? O programa de Governo contempla a possibilidade de proceder a "significativas restrições de publicidade comercial na RTP". Confirmar-se-á? E até onde?»

No fundo, a questão é se nunca tivemos Serviço Público com publicidade, pode ser que um dia o venhamos a ter sem publicidade. Cinquenta e muitos anos depois do grande embuste ser criado e de muitas centenas de milhões de contos nos terem saído dos bolsos para a querida RTP.

Também Balsemão, ontem, tinha voltado à sua tese originária: «"A televisão [privada] tem de dar os braços", afirmou o patrão da Impresa, para "enfrentarmos as várias adversidades que nos vêm impondo". "Mas vamos ganhá-las", disse confiante Francisco Pinto Balsemão, referindo-se não à SIC mas à "causa da televisão privada". Que passa pela defesa do fim da publicidade na RTP caso surja o novo operador.» (DN, 22/2, TVI e SIC juntas pela TV privada).


Serviço Público, afinal todos o pagamos sem o receber...

Pegá-lo de frente

A TV, em Portugal, como "agente de censura"

Etiquetas:

Site Meter