26.3.07

Santos Silva, a RTP e o "jornalismo de sargeta"

Augusto Santos Silva a António Ribeiro Pereira (CM, 25.3.07): Jornalismo de sarjeta já pode ser sancionado

– Jornalistas de sarjeta?

– Não digo jornalistas de sarjeta. Digo o jornalismo de sarjeta. Sabe o que é o jornalismo de sarjeta? É o jornalismo que teima em não respeitar os artigos 25 e 26 da Constituição. E que diz que a integridade moral das pessoas é inviolável, que a todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, à capacidade civil, à cidadania, ao bom- -nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar, e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.

(…)

– O Governo controla a informação da RTP? Têm surgido algumas acusações.

– É uma calúnia. Nada foi provado. E não sendo provado é uma calúnia. A entidade reguladora investigou a fundo uma acusação directa e gravíssima segundo a qual teria havido ordens do gabinete do primeiro-ministro, e que a RTP teria aceite, sobre a cobertura dos incêndios e concluiu que não havia nenhum elemento de prova sobre essa acusação.

– Todos os partidos, quando estão na oposição, confessam que já pecaram nesta matéria.

– Nunca conversou comigo sobre isso.

– Falei com outros dirigentes socialistas.

– Espere aí. Quando o PS estava na oposição e eu respondia pela área da Comunicação Social nunca acusei o anterior Governo de controlar a RTP e nunca acusei o gabinete do primeiro-ministro de dar ordens sem nenhum elemento de prova.

Etiquetas: ,

Site Meter