7.10.05

RTP1: AMOR A PORTUGAL?

No final do Telejornal de hoje, dia 7, a RTP1 arrancou com a «Informação – Especializada», um «ESPECIAL SELECÇÃO NACIONAL - A nossa selecção...o orgulho de todos nós». Meia hora de Figos, Ronaldos, Scolaris, etc.

Compreender-se-ia este «Amor a Portugal» se o Serviço Público de Televisão tivessse Causas superiores, a que concedesse regularmente meia-hora após o Telejornal: como por exemplo a Educação. Mas infelizmente não tem. Não tem Amor a Portugal.


O efeito perverso deste estratégia é só um: por exemplo, a 28 de Janeiro de 2005, o «PORTUGAL EM DEBATE» sobre a EDUCAÇÃO (uma raridade na história da RTP) começou às 22h16 (terminou às 00h20!), porque teve que estar à espera que uma coisa chamada «Um Contra Todos» terminasse... (o concurso tinha começado às 21h28 e teve 48 minutos de duração) e o programa sobre educação que poderia ter tido uma audiência média de 1 milhão de telespectadores, não passou dos 300 mil...

Agora, como se tratava de futebol, o actual concurso já podia esperar... e a reportagem sobre a selecção passou de imediato, a seguir ao Telejornal.

Ver, a propósito: Onde se exige 'ética de antena' à RTP1
Site Meter