13.8.05

TV - o bom ‘combustível’ da ‘indústria dos incêndios’

A página de media do Público de hoje aborda uma questão extremamente importante em termos de impactos da informação televisiva e titula que a «RTP propõe reflexão sobre emissão de imagens de fogos». E acrescenta: «O director de informação da RTP diz que só a concertação entre as três estações possibilitará fazer alguma coisa» (julgávamos efectivamente que o serviço público actuava como referência, independentemente das privadas, mas parece não ser assim...).

Também no Público, existe uma outra peça essencial para se compreender o problema: «Psicólogo afirma que imagens podem ser estímulo para "mentes mais excitáveis"». Duas peças que ajudarão certamente José Gomes Ferreira, sub-director da SIC a perceber melhor o desastre informativo que o seu canal passa todas as noites (e não só a SIC, naturalmente), sobre os incêndios (veja-se o seu texto «A indústria dos incêndios»).

O Expresso de hoje, na pág. 2 («Costa apaga fogo»), cita um estudo do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais e da Universidade do Minho que conclui: «Solteiros, com idades entre os 28 e os 38 anos, ainda a viverem na casa dos pais, sem trabalho fixo, com hábitos de consumo de álcool e/ou drogas, problemas psicológicos e níveis baixos de inteligência, que os levaram a deixar a escola no fim do 6.° ano (o antigo ciclo preparatório). É este o perfil dos incendiários portugueses, a maioria dos quais é condenada pelos tribunais em penas de multa, apesar de o Código Penal punir o crime com prisão entre os 3 e os 10 anos(...). Não têm tendências pirómanas, nem pertencem a redes organizadas, mas são reincidentes. Agem sobretudo por vingança ou retaliação contra familiares, vizinhos, patrões, ou mesmo contra a comunidade. Embora sejam em geral pessoas pouco violentas, sentem-se excluídas por várias razões: desemprego ou ocupação profissional incerta, situação familiar instável, problemas de alcoolismo ou toxicodependência».

Com um «perfil» destes, os erros que se cometem na informação televisiva, principalmente com a submissão de editores e repórteres ao espectáculo do fogo, são o melhor combustível para os incêndios.

Flash back:

Os Telejornais já estão a arder

Jornalismo a arder

Schmock, ou o triunfo do jornalismo

O jornal televisivo, o editor, o incendiário e o psiquiatra deles

As pechas do jornalismo
Site Meter