4.8.05

Os Telejornais já estão a arder

Mesmo não se propagando por ondas hertzianas, o fogo está a incendiar as redacções e as bancadas dos Telejornais num fogo que arde sem se ver... Mas está lá. Continuamos a assistir ao triste espectáculo – não dos fogos propriamente ditos (embora também a isso), mas, antes, à transformação em informação-espectáculo desta actualidade trágica, dir-se-ia mesmo destes crimes trágicos, que começam nas florestas e acabam nas redacções.

Para quando um tratamento-choque consistente e continuado destas (e doutras) matérias em termos de pilotagem mediática das responsabilidades nas áreas da prevenção, vigilância, apoios no terreno das Forças Militares e militarizadas, levantamento de dados sobre o estado da floresta e sobre a sua guarda, modelos legais a aplicar e sua adequação, a questão do agravamento de penas e da punição exemplar dos criminosos, o apoio às vítimas, as implicações ambientais, económicas, sociais, a consequente falta de autoridade do Estado de direito, etc., etc., um rol de questões aparentemente avessas ao ‘fogo’ jornalístico-televisivo.

Resta-nos então assistir candidamente ao mapa colorido de risco de incêndio por região: informação que interessará em primeiro lugar (direi eu) ao próprio incendiário… Ele agradece.
Site Meter