18.1.05

Canal ARTE migra para a TDT em França

… e desaparece do mapa em Portugal.

Um excelente ano de 2005 espera o canal cultural franco-alemão – o ARTE, que infelizmente estamos impedidos de ver no pacote básico do Cabo.

Segundo o presidente do Arte, Jérôme Clément, com a passagem para a TDT, que se espera aconteça no próximo mês de Março, o Arte passará também a ter uma emissão de 24 horas (actualmente o seu horário é das 19h00 às 3h00 da manhã), deixando de partilhar a frequência com a France 5.

O canal anunciou uma audiência média em França de 3,8% (nos maiores de 15 anos) com 9% de aumento face a 2003. Na França e Alemanha o canal é visto diariamente por 14 milhões de espectadores.

Em Portugal, o canal foi retirado do pacote básico da TV Cabo, dizendo a empresa que se encontra no serviço Digital ‘Power Box’, mas o facto é que consultando a grelha, o canal não consta do menu. Tendo o Estado uma golden share na PT e fazendo tanto barulho em torno da Sociedade do Conhecimento, não se percebe como o governo português ainda não se interessou pelo tema, explicando à PT que Sociedade da Informação, Cidadania e Cultura é… ter o Arte em aberto.

Site Meter