o mistério da TV local
Diz a Lusa (07-12-2004) que uma empresa luso-americana, a Finanzza Investments, prepara o lançamento de um canal de televisão por cabo dedicado inteiramente ao Norte de Portugal. As emissões experimentais do canal vão decorrer entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro e, numa primeira fase o canal só será transmitido nesta região através do operador TVTel. O responsável da Finanzza Investments, empresa sedeada em Washington (EUA) é Vítor Fernandes, empresário natural de Bragança, que detém ainda o Grupo Norte Rádio e Televisão, estrutura que gere actualmente quatro rádios locais.
Como se sabe, em Portugal, a lei não permite TV Local hertziana, o que se configura, naturalmente, como um claro impedimento da liberdade de expressão através deste meio.
Para efeitos de comparação vejam-se alguns aspectos do caso espanhol:
- Existem cerca de 900 TV’s locais em Espanha
- Existem inclusivamente várias plataformas integradas de TV’s Locais, como a Próxima TV(200 emissoras), a Localia TV (60), a Popular TV e outras.
- Recentemente o Conselho de Ministros espanhol aprovou o «Plan Técnico Nacional de la Televisión Digital Local» que estabelece 266 canais multiplex para o total dos distritos (4 canais cada de TV Digital), o que permitirá mais de mil pequenas emissoras de TV Local que poderão operar legalmente em Espanha, chegando a 87% da população.
Pode dizer-se que nesta matéria Portugal está a anos-luz de Espanha…
1 Comments:
Meu deus! Como é possível que estes loucos de Lisboa que nos governam se contentem em ser tão medíocres?
Enviar um comentário
<< Home