"TDM pouco crítica"
«Para o coordenador da Divisão Educacional da Rádio Televisão de Hong Kong (RTHK), a “Teledifusão de Macau (TDM) tem uma relação mais harmoniosa com o Governo do que a RTHK”. Forever Sze falava ao Hoje Macau à margem de uma conferência que proferiu na Universidade de Macau (Umac) sobre o papel da RTHK na formação da sociedade civil de Hong Kong. “Na RTHK não somos hostis ao Governo, mas, por vezes, falamos uma linguagem diferente”, complementou.
«Comentando estas declarações, segundo as quais há uma maior subserviência da televisão de Macau em relação ao Governo do que no canal homólogo de Hong Kong, Sunny Chan considerou que é “difícil introduzir alterações na TDM por forma a que se modifique e tenha um modelo semelhante ao da RTHK, dado o seu historial e modelo organizativo”. Para o professor do Instituto Politécnico de Macau, “seria de esperar que outras empresas de comunicação social [para além da TDM e do Ou Mun] pudessem expandir-se e assumir papéis mais fortes, mas Macau é uma cidade pequena e pode não ter mercado suficiente para a sobrevivência de muitas companhias do género”.
Salientando que os média são “actores essenciais” na promoção da democracia e das liberdades cívicas”, o sociólogo ressalvou que, actualmente, os cidadãos da RAEM podem ter fácil acesso aos jornais e televisões de Hong Kong, “por forma a que a filosofia e os valores democráticos possam desenvolver-se nas suas mentes”.»
Etiquetas: Serviço Público
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home