24.3.09

Rejeição "positiva" para a Zon

Rejeição da candidatura ao quinto canal "positiva" para a Zon (Jnegocios, 24/3): «A rejeição da candidatura à licença para o quinto canal por parte da Zon Multimédia é vista como "positiva" pelos analistas. BPI e Espírito Santo Research (ESR) defendem que, nas actuais condições de mercado, o quinto canal poderia trazer riscos à actividade da dona da TV Cabo. Também para os restantes canais generalistas esta decisão é vista como "positiva".

«Ontem foi anunciado que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) manteve a exclusão das duas concorrentes, Telecinco e Zon Multimedia, para a atribuição de uma licença para um quinto canal de televisão em sinal aberto.

«A equipa de analistas do ESR qualifica esta decisão do regulador responsável pelo concurso como “positiva” para a Zon Multimédia, Impresa e Media Capital/Prisa. “Como referimos no passado, o mercado publicitário português oferece uma dimensão relativamente pequena para lidar com outro canal de televisão, especialmente tendo em consideração o actual ambiente”.

«O ESR acrescenta que acredita “que esta decisão pode remover alguma pressão em torno dos ‘players’ existentes no mercado, especialmente para a SIC da Impresa”. O banco de investimento realça que o surgimento de mais um concorrente no mercado implicaria uma possível compressão em termos de margens.»

Concurso para 5.º canal pode voltar ao início. ERC chumba as duas propostas e Telecinco avança com acção em tribunal (JN, 24/3): «Aquele que seria uma mais-valia para a oferta da Televisão Digital Terrestre está num impasse. Esta segunda-feira, a reguladora fez parar o processo. O quinto canal não avança. Para já. Resta saber se o Governo abre outro concurso.

«A exclusão das candidaturas da Zon e da Telecinco, ontem anunciadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), não põe, no entanto, um ponto final no processo. "O Governo terá agora de decidir se lança um novo concurso ou se abre outro debate sobre a necessidade de um 5º canal", disse, Arons de Carvalho, deputado do PS, que tutelou em anterior Governo a pasta da Comunicação Social. Na Bélgica, houve um chumbo das primeiras duas candidaturas, fez notar, e numa segunda volta surgiram quatro propostas.»

Etiquetas:

Site Meter