5.5.08

Ex-Presidente Jorge Sampaio fala sobre TV e Media na FCSH

Quinta-feira, 8 de Maio, às 12 horas

FCSH, Lisboa, Av. de Berna, 26-C, Auditório 1 (Edifício B – Torre)

Organização: Departamento de Ciências da Comunicação (FCSH-UNL)

De acordo com o perfil disponível no próprio site da Presidência da República, Jorge Sampaio ganha protagonismo na história recente portuguesa ainda na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu relevante actividade académica e uma persistente acção política de oposição à Ditadura no início dos anos 60.

Inicia a sua actividade profissional, enquanto advogado, como defensor de presos políticos e em 1969 é candidato à Assembleia Nacional nas listas da CDE. Após a Revolução do 25 de Abril de 1974, é um dos fundadores do MES, mais tarde integra a “Intervenção Socialista” e por essa altura, em Março de 1975, é nomeado Secretário de Estado da Cooperação Externa, no IV Governo Provisório.

Em 1978, Jorge Sampaio adere ao partido Socialista e, em 1979, é eleito deputado à Assembleia da República. Durante os anos 80 tem funções de destaque no grupo parlamentar socialista.

Ascende a Secretário-Geral do Partido Socialista no período 1989-1991, período em que assumiu também a presidência da Câmara Municipal de Lisboa (1989), tendo sido reeleito em 1993, com base num programa que integrava uma nova visão estratégica para Lisboa.

Pouco mais tarde (1995) apresenta a sua candidatura às presidenciais, tendo sido eleito Presidente da República a 14 de Janeiro de 1996 e reeleito a 14 de Janeiro de 2001, sempre à primeira volta, tendo pugnado nos seus mandatos por uma magistratura fortemente empenhada e dedicada aos grandes desafios que se colocam à sociedade portuguesa. As suas intervenções presidenciais estão reunidas nos livros Portugueses I, II, III, IV, V e VI, disponíveis online no site da PR.

Em 2006 o ex-PR, a convite do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, é nomeado “enviado especial” do plano da ONU na luta contra a tuberculose e em 2007 passa a ser o “Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações”, a convite do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

A ideia para este Ciclo de Conferências surgiu há pouco mais de um ano atrás, no contexto da comemoração dos 50 anos da televisão em Portugal, numa altura em que praticamente também se iniciava a renovação das licenças das televisões privadas em Portugal.

Nesse contexto, o desafio a que nos propusemos era, no fundo, procurar enquadrar o debate que foi sendo feito na altura com uma nova proposta, ou seja, ouvir os mais altos magistrados da Nação das últimas três décadas, sobre a sua percepção da relação entre a televisão e a sociedade portuguesa na emergência da nossa jovem democracia.

Sendo certo que, dada a sua particular especificidade, a televisão tem ainda hoje uma enorme influência na sociedade portuguesa, devido, entre outros factores, à débil expressão de leitura de imprensa, à quase inexistente educação para os média, e aos índices ainda elevados de analfabetismo e iliteracia, este era, sem dúvida, para nós, um debate adequado à importância e sobretudo à grande influência da televisão junto dos portugueses.

Daí esta proposta de ouvir a opinião dos ex-Presidentes da República sobre diferentes aspectos dessa interacção entre o fenómeno televisivo e a sociedade portuguesa, com base na sua própria experiência e na sua observação privilegiada.

Após a conferência do ex-Presidente da República Ramalho Eanes é então a vez de ouvir Jorge Sampaio e conhecer a sua visão dos media e da televisão na sua relação com a sociedade portuguesa, a partir da sua experiência muito particular, enquanto Presidente da República, ao longo do período 1996-2006.

--------------
Conferência integrada no Ciclo "Os Presidentes e a Televisão" - reflexão dos ex-Presidentes da República portuguesa sobre a Televisão, nas suas múltiplas dimensões – histórica, política, social, institucional, também sob o ponto de vista do pluralismo, da ética de antena, do contributo da televisão pública e privada para a cidadania e para os desafios que se colocam ao país. Coordenação do Ciclo: Francisco Rui Cádima (DCC-FCSH); Email: frcadima@fcsh.unl.pt

Etiquetas: ,

Site Meter