4.4.08

Ramalho Eanes na FCSH: pela 'descolonização' da sociedade civil (act.)

Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, também ex-Presidente da RTP, falou, na FCSH, sobre a sua experiência no entrecruzamento dessas diversas funções com o mundo dos média. Uma lição importante e muito actual, sobretudo porque deixou para reflexão algo que tem sido subestimado enquanto debate público - aquilo a que chamou a "colonização" da sociedade civil, quer por um sistema político-partidário fechado sobre si próprio (veja-se um resumo da sua tese de Doutoramento, sobre Sociedade Civil e Poder Político em Portugal), quer pelo sistema dos média, os seus mimetismos e redundâncias.

Fez um pouco de história também, focalizou os seus momentos críticos precisamente aquando da sua passagem na RTP, referiu questões de manipulação e de atropelo ao pluralismo, de controlo político-partidário, o contencioso com o então primeiro-ministro Vasco Gonçalves, etc.

Defendeu convictamente um modelo televisivo, público e privado, com maior elevação e uma exigente ética de antena, fortemente ancorado na identidade cultural portuguesa, com maior atenção à esfera da cidadania, maior diversidade e qualidade de programação, maior inovação e criatividade.

Em relação à televisão pública, mostrou-se favorável a uma RTP sem publicidade (esclarecendo que se trata de uma sua convicção antiga), favorável também a um maior investimento dos portugueses numa TV pública de elevada referência, inequivocamente plural, e sugeriu por fim um escrutíneo mais atento e eficaz da sua programação, preferencialmente desenvolvido numa primeira instância por um conjunto de notáveis da sociedade portuguesa (talvez um 'conselho consultivo', digo eu, que aliás na Lei da Televisão foi apenas concedido à RTP2 e não ao canal onde ele é claramente mais necessário - a RTP1).

As referências à conferência nos média assentaram sobretudo no tema "actual" da discussão, ou seja, em torno da questão da publicidade na RTP, surgida na sequência do anúncio pelo governo de um 3º canal privado, num mercado demasiado estreito para tanto. Destaque para a peça de Adelino Gomes, no Público de hoje: "As histórias do presidente da RTP, general Ramalho Eanes": "Despachava com o primeiro-ministro. Até ao dia em que Vasco Gonçalves colocou uma notícia no Telejornal. Episódios inéditos". (Público, 4.4.08)

Ciclo de conferências “Os Presidentes e a Televisão” - Ramalho Eanes defende fim da publicidade comercial na RTP (Público online, 3.4.08)

Ramalho Eanes defende RTP sem publicidade (Rádio Renascença online, 3.4.08)

Eanes defende fim da publicidade na RTP (Jornal de Notícias online, 4.4.08)

Eanes propõe fim de publicidade, (Correio da Manhã, 4.4.08)

"TV pública independente deve ser paga pelo cidadão" (DN, 4.4.08)

Etiquetas:

Site Meter