21.4.08

O(s) Tempo(s) dos Media

Este número 7 da revista do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), dedicado ao tema "O(s) Tempo(s) dos Media", está dividido em três secções temáticas: Tempos e Transformações, História e Memória, e Cultura e Media. Dos media do tempo ao discurso do poder do tempo, este número integra abordagens e reflexões sobre os media que passam a constituir referência obrigatória.

Da introdução da coordenadora deste volume, Isabel Vargues: «O século XX foi, entre muitos outros aspectos identitários, um tempo dos media. E é a este tema que o número 7 da Revista Estudos do Século XX se dedica como objecto de reflexão na medida em que, muito justamente, se reconhece que os meios de comunicação tiveram uma evolução exponencial que permitiu grandes mudanças no seu papel e no seu contributo como instrumentos privilegiados da liberdade de expressão.

«É um dado adquirido que os media contribuem para a construção da realidade social, política e cultural, mais acentuadamente desde os finais do século XIX. Eles não só informam ou noticiam, opinam e investigam, mas, em particular, estimulam poderosamente a formação dos indivíduos e consolidam a democratização dos cidadãos, como aliás, a educação. E a liberdade de expressão torna-se uma das pedras angulares das sociedades democráticas contemporâneas na sua luta constante pelo desenvolvimento e pela paz. (…)».

Etiquetas:

Site Meter