31.3.08

Contratualizar o Serviço Público de TV

Mais uma voz no PSD a defender que o Estado saia dos media. Em entrevista a Leonete Botelho (Público) e Paulo Magalhães (Rádio Renascença), Público online, 30.03.2008, à pergunta "Acha que o Estado se deve retirar da RTP, e não apenas deixar de ter publicidade paga, como defende o líder do seu partido?", Pedro Passos Coelho responde:

"A publicidade é só uma das questões no quadro geral que está em jogo. Acho que não se justifica o Estado deter os canais de televisão que hoje detém. E acho que devia contratualizar com os privados o chamado serviço público de televisão. E depois devia fiscalizar através de entidades reguladoras, como noutros sectores da economia."

Mas o Ministro defende publicidade na RTP (Jornal de Notícias, 27/3): "O ministro que tutela a comunicação social voltou ontem a defender a manutenção da publicidade na RTP, lembrando que esta receita é "essencial para cumprir o serviço da dívida", a que a estação está afecta até 2019. O contexto era o de uma Comissão na Assembleia, aproveitada por Agostinho Branquinho, do PSD, para anunciar que o seu partido vai apresentar ao Parlamento um diploma para extinguir essa forma receita.A ideia lançada pelo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, foi ontem justificada pelo deputado Agostinho Branquinho através da tese de que é preciso reduzir custos de exploração na RTP. Segundo a agência Lusa, o deputado lançou ainda suspeitas sobre o crescimento de custos da empresa, que estaria a motivar a demora no texto final do contrato de concessão. Augusto Santos Silva refutou a acusação, e disse que o documento será apresentado depois de aprovado pelo Tribunal de Contas."

E eis senão quando, Menezes volta ao ataque pelo fim da publicidade, com argumentos seguros, mas continuando a actual espoliação do contribuinte, que até paga taxa do audiovisual se tiver contador só para tirar água do poço: PSD entrega 4ª feira na AR proposta para acabar com publicidade na RTP.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A questão da serventia e qualidade do serviço público de TV, não é nem uma questão nova nem uma questão exclusiva de Portugal, talves a unica coisa particular que se pode encontrar na discussão a cerca da RTP é a duração exagerada do debate sem que haja uma reestruturação profunda com resultados inquestionáveis no que respeita a qualidade e utilidade pública da sua programação.

Não há falta de habilitações nos intervenientes do debate, nem falta de qualidade na articulação de argumentos quer contra quer a favor, mas há falta vontade política e senso comum na implementação de soluções para o problema.

Video: John Cleese - What have the BBC ever given us?
http://www.youtube.com/watch?v=UWdqzfzDO20

1:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter