4.4.07

Ainda a salazarada televisiva

Fernando Sobral (CM - Correio TV), sobre o concurso Grandes Portugueses (RTP1): "O problema é um programa destes ser transmitido através do chamado serviço público. E isso leva-nos a discutir o que é isso e se ainda existe.

"Em princípio, ao ser financiado pelas taxas e pela publicidade, a RTP deveria fornecer conteúdos que não encontramos na televisão comercial (no caso a SIC e a TVI). Ou seja, programas culturais, educacionais e cívicos que sirvam como pilar para suportar todas estas necessidades da sociedade. Mas a generalidade dos programas culturais ou recreativos e educacionais foram atirados para a RTP 2. O que é prioritário? As audiências ou a cultura cívica? É esse debate crucial sobre o papel da RTP que não é feito pela classe política.

"A única coisa que se discute, e mal, é quem controla a informação. A RTP é, na idade da imagem, a memória cultural de um povo. É por isso que ‘Os Grandes Portugueses’, sendo um programa inócuo de entretenimento, é tudo menos um espaço de cultura ou de educação. Não é serviço público. Foi uma completa trivialidade em que se discutiram pessoas. Dar ao público o que teoricamente querem não é democracia televisiva. É a ditadura das audiências."

Revisão da matéria:

Confirmou-se a Vergonha na RTP1: Salazar venceu os 'Grandes Portugueses' (act.)

Etiquetas: ,

Site Meter