29.3.07

Imagem do imigrante brasileiro no jornalismo televisivo português

A tese de Mestrado "Imagem do imigrante brasileiro no jornalismo televisivo português (2004-2006)", foi hoje defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra por Willy Filho, na especialidade de Comunicação e Jornalismo, com orientação da Profª Isabel Ferin (Classificação: Muito Bom)

A jornalista Diana Andringa dizia há dias, a propósito do concurso da RTP1, que a vitória do ditador é “o resultado provável do mau jornalismo feito por nós nos últimos anos, deixámos apagar a memória do fascismo. Demitimo-nos de ser os historiadores que os jornalistas também têm de ser”.

A questão da qualidade e independência do jornalismo, bem como das suas boas práticas é decisiva para a afirmação do Estado democrático e de uma cidadania forte.

Daí que a monitorização independente dessas práticas seja hoje imperiosa para que os cidadãos possam perceber melhor o ‘sistema de media’ e desse modo possam actuar sobre a entropia do sistema.

A tese de Willy Filho - "Imagem do imigrante brasileiro no jornalismo televisivo português (2004-2006)", inscreve-se nesta lógica reflexiva sobre as práticas jornalísticas, em Portugal, face ao imigrante brasileiro e é desde logo, um contributo muito importante na temática que aborda.

O trabalho em questão inscreve-se aliás numa tendência de estudos sobre o conteúdo da informação e vem trazer-nos mais um ponto de vista fundamental para a compreensão do fenómeno informativo em televisão.

A tese de Willy Filho faz uma breve mais bem estruturada síntese não só dos estudos sobre a temática da imigração e dos media em Portugal, mas também uma conceptualização teórica, um estado da arte, no que se refere à formas discursivas e à estrutura “redutora” da informação televisiva nos últimos anos, numa estratégia de conquista de share.

Das hard news ao infotainment, do “if it bleeds, it leads” à normalização e homogeneização que resulta da centralização das agências no plano internacional e da submissão às fontes oficiais, de assessorias e agências no plano nacional, Willy refere que existem convenções naturalizadas nas práticas jornalísticas.

Destas parte para as condutas, valores, representações – imaginários – ideologias naturalizadas, estéticas dominantes de representação, reconhecendo, em todo o caso, uma evolução positiva do tratamento do imigrante brasileiro nos últimos anos.

Ver apresentação da tese em: www.willyfilho.com

Etiquetas:

Site Meter