25.1.07

Aparecer ou não aparecer na TV, eis a questão (ainda os Tempos de Antena)

(RTP online/Lusa, 25.1.07): «O projecto-lei do PSD que pretende a reposição da emissão dos tempos de antena da RTP "colados" ao Telejornal foi aprovado na generalidade, com a abstenção do PS e votos favoráveis das restantes bancadas.
«No entanto, os socialistas inviabilizaram um pedido do PSD para que o d iploma fosse hoje votado também na especialidade e em votação final global, defe ndendo que o Parlamento deve dar à RTP a oportunidade de "acatar" a recomendação da Entidade Reguladora da Comunicação Social.
«A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) manifestou- se quarta-feira "criticamente quanto à alteração de horário de emissão dos tempos de ante na determinada pela direcção de programas da RTP, uma vez que aquela empobrece a realização material e qualitativa do tempo de antena".
«A posição da ERC surge na sequência do anúncio da RTP de que, a partir deste mês, os tempos de antena emitidos fora do período legal de campanha eleitoral deixariam de ser transmitidos imediatamente antes do "Telejornal" das 20:00 para passarem a ter início às 19:00.
«"Seria muito negativo para esta Assembleia da República intrometer-se n a liberdade de programação da RTP", defendeu Arons de Carvalho.
«O líder parlamentar do PSD, Marques Guedes, acusou o ex-secretário de Estado da Comunicação Social de "má fé" e "reserva mental", apresentando uma carta enviada pela ERC aos partidos, com data de quarta-feira.
«Na carta, a ERC refere que a RTP informou que "decidiu manter a sua posição" e dando por encerrado "o processo de mediação desencadeado pelo Conselho Regulador". Na resposta, o deputado socialista Arons de Carvalho insistiu que esta missiva da ERC foi "anterior" à sua tomada de posição, reiterando que "a RTP ainda não tomou posição".
«"Não devemos impedir a RTP de tomar posição sobre a decisão da ERC", defendeu, uma posição criticada por toda a oposição.
«Com esta decisão do PS, o projecto do PSD baixou à Comissão de Assuntos Constitucionais, onde decorrerá a discussão na especialidade.
«Pelo PCP, o deputado António Filipe criticou a recusa do PS em finalizar, já hoje, o processo de votação do diploma.
«"A concessionária de serviço público altera unilateralmente um princípio consagrado na lei e na Constituição e a Assembleia da República não pode alterar unilateralmente a lei da televisão? A lei da televisão é uma competência do Parlamento", realçou o deputado comunista.
Também o vice-presidente da bancada do CDS-PP Pedro Mota Soares desafiou o PS a "resolver hoje este problema", considerando incompreensível o adiamento .
«O Bloco de Esquerda, que também tem um projecto-lei sobre este assunto que será discutido posteriormente, considerou "absurda" a decisão da RTP de alterar os horários dos tempos de antena.
«"Vossas excelências não precisam do tempo de antena porque aparecem muito nos telejornais, mas nós precisamos", afirmou, dirigindo-se à bancada socialista.»

Revisão da matéria:

Entidade reguladora critica alteração de horário de emissão na RTP Lusa/ Público online (24.01.07)

RTP1: 'tempo de antena' certo em euros (act.)

Entidade Reguladora vai mediar conversações entre RTP e partidos sobre tempos de antena Lusa/ Público online (15.01.07)

Governo concorda com decisão da RTP de mudar horário dos tempos de antena (Lusa/Público online 12.01.2007)

PSD entrega projecto-lei para colar tempos antena ao Telejornal (Diário Digital / Lusa 12-01-2007)

ERC quer resolver diferendo sobre tempos de antena da RTP (DD, 12-01-2007)

RTP: Alteração de tempos de antena «cria igualdade» (DD, 09-01-2007)

Alteração tempos antena: BE quer ouvir director programas RTP (DD, 08-01-2007)

RTP reduz visibilidade dos partidos (CJ/Expresso 6.01.07)

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A bem da igualdade de oportunidades e de acesso ao espaço público, o bloco de informação política de fim-de-semana da RTP - na sua obsessão de ser paritária - é um mostruário de ideias bacocas, vazias e sem eco na actualidade.
Quem é que quer saber de Maques Mendes num almoço com 10 agricultores? Quem quer ver Ribeiro e Castro a lanchar com dois produtores de mulas na lezíria alentejana? Ou até, quem está interessado em ver as acções do bloco com meia dúzia de gatos pingados num bairro da margem sul?
É disto que os partidos têm medo: que a televisão comece a questionar a lógica informativa em portugal que dá mais tempo de antena aos políticos (geralmente pessoas sem prepração técnica) e despreza os cientistas, os artistas e as pessoas com mérito na sociedade.
cosmos

11:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter