22.7.06

50º aniversário da RTP: Livro de 'Ouro', ou livro de 'pechisbeque'?

Ainda a inquietante dúvida: será que o ‘Livro de Ouro’ que a RTP se prepara para editar no seu 50º aniversário, da autoria de Vasco Teves (ex-funcionário da RTP, ex-Chefe de redacção do Telejornal da RTP ao tempo do ditador António de Oliveira Salazar e ex-Director do Telejornal ao tempo de Marcelo Caetano), trará ‘pérolas’ de homenagem ao regime fascista como as muitas redigidas pelo ex-funcionário da empresa ao longo de mais de uma década de história dos telejornais?

Certamente a tanto não chegará, mas já chegar aqui é deveras preocupante.

No fundo, trata-se de procurar perceber das razões e da legitimidade de uma Televisão pública, num estado democrático, de entregar uma investigação desta importância, num momento histórico para a empresa, a um seu ex-funcionário altamente comprometido com o regime fascista e com as práticas censórias da RTP e dos seus Telejornais ao longo da Ditadura de Salazar e Caetano.

Será que a Televisão pública portuguesa, em 2006, se sente confortável e se revê numa encomenda 'institucional' configurada por aquelas velhas práticas de censura, silêncios, omissões, manipulações? Estará aí exactamente a razão de uma tal encomenda?

A ser assim, estamos perante algo de extremamente grave. Esta RTP permitir-se-á integrar práticas daquelas ainda hoje, 30 anos depois de Abril e, por estranha ironia, em pleno regime de maioria absoluta socialista? Haverá que continuar a silenciar (e por que estranha razão?) nos 50 anos da RTP, os aspectos históricos mais negros da Radiotelevisão Portuguesa?

Haverá matéria a esconder, coisas que não devem ser ditas, assuntos tabus que não devam vir citados num "Livro de Ouro"? O que será exactamente que inibe a RTP de se ver a um espelho (não exactamente em folha de ouro), de se deixar pensar historicamente no tempo, de forma livre e adulta, nos contextos epocais, com rigor científico, ao longo destas cinco décadas? E porquê o 'ouro'? Para nos ofuscar e não deixar ver o pechisbeque?

Enquanto cidadão e investigador da história do audiovisual em Portugal, sinto o direito à indignação e ainda o direito a exigir publicamente, em respeito pela Memória e pela História, que a RTP apresente no seu 50º aniversário uma edição em Livro em verdadeiro e profundo acordo com as suas práticas e a sua história de cinco décadas - que infelizmente não é uma história 'dourada' -, mas sim uma história tantas e tantas vezes 'negra', que chegou a ser sinistra, por exemplo para com os grandes nomes da resistência à Ditadura, uma história feita de censura, manipulação, submissão à ditadura, etc., etc, uma história que terá também os seus aspectos positivos, naturalmente, mas que necessita ser abordada na sua totalidade complexa, crítica, e em toda a sua dimensão histórica, cultural, social e política, etc., desde a ditadura aos nossos dias.

Certamente que só desta forma será respeitada e História e de igual forma o público a quem a obra se destina - os portugueses em particular -, o que significa que só assim será respeitada também a própria RTP e a sua memória. Prendá-la com o falso 'ouro' de pechisbeque será uma afronta. E a História será a primeira a não perdoar.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Historia é historia passado é passado, que seja bom ou que seja mau, deve ser contado isto é a liberdade de imprensa,do passado bom, podemos tirar liçôes para um futuro melhor.
De um passado mau devemos nos prevenir para que no futuro isso nâo aconteça. A RTP de hoje nâo é a mesma de ontem, so o nome é que nâo mudou porque o andar dos tempos encarrega-se mudar as pessoas e com elas as edeias.

11:26 da manhã  
Blogger Mimi said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

4:27 da tarde  
Blogger Mimi said...

Talvez fosse uma boa altura para perguntar ao Carlos Pinto Coelho - que anda há quase 3 anos a escrever um livro sobre os bastidores do Acontece (e supostamente de memórias da RTP) - se AINDA não tem nada para contar...

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na sequência da leitura da notícia, afirmo que é deveras preocupante e que é preciso estar atento.
A democracia é um valor que não podemos perder.
Bem haja.
A.S.G.
PS- Os Barbieris e outros próximos andam por aí e nós sabemos.

12:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

... não tragam para aqui o cabotinismo do CPC ! Por outro lado a RTP mudou, é evidente, mas há qualquer coisa por lá que persiste nas memórias de outros tempos. E não há dúvida que a situação piorou com o PS no governo. Paradoxal ? Não. Perverso.

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O partido socialista gosta de contar a Historia de Portugal passando uma borracha por cima do fascismo. Pois claro,o fascismo nunca existiu, nem a censura..., tortura, nao brinquem, em Portugal nunca houve disso!

3:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e se for um pc (ou udp, etc) que "NUNCA" censuraram nem perseguiram ninguém lá na casa, já pode ser???

11:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E que tal aceitar a ideia de que 30 anos depois do 25 de Abril as pessoas já terão ultrapassado "pecados" antigos e estarão em condições de fazer parte de um regime democrático?

9:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e se fossem todos arranjar qualquer coisa para fazer, em vez de andar a perder tempo com histórias de fantasmas e papões! A festa do Avante está aí à porta... brinquem aí... sempre fica em família!!!

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só quem não está por dentro da realidade pode perder tamanho tempo e desenrolar tamanha teoria da conspiração onde ela não existe. enfim. lamento ter perdido algum tempo aqui.

9:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não sei quem o senhor é nem me parece ser relevante. O seu blog não faz parte da lista de favoritos, apareceu-me hoje como spam. Porque não esperar para ver e criticar depois, se for caso disso? Este post tem um "cheirinho" a ressabiamento que não abona muito a favor de quem o escreveu.

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E qual é a oxaria?Se o Ponce Leão foi preso no 25 de Abril de 1974 e, agora faz parte do Conselho de Admnistração!Além disso,casos de corrupção are on the run,...as usual.CHAMEM A POLÍCIA!

E o PS,é anti-fascista?A escumalha jesuíta e sacristã delatora está lá!Não votassem no PS,idiotas!Mas,já se sabe para a próxima sai o PS e entra o PSD,e eles sempre,mas sempre, com os bolsos cheios.As pessoas não aprendem,é pq são burras militantes!

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vejo que o passado possa levantar tanta suspeita!... Preferia que a construção do futuro merecesse maior preocupação e mais debate.
Num País aonde Portugal inteiro sacrificou a sua estratégia à de Lisboa e aos grupos económicos nela sediados, bem como àqueles que gravitam em seu redor, parece-me caricato "discutir" coisa nenhuma, alicerçado em princípios caducos que só mentes distraidas ainda podem trazer à tona.
Saia a obra e quem não gostar que faça a estória à sua medida!...

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O espectro de SALAZAR é como o espectro de ESTALINE ou de LENINE ou de FIDEL.
foram todos uns dictadores,exceptuando o FIDEL que ainda o é.
Pessoalmente admiro muito mais SALAZAR do que LENINE.Lenine o tal que os camaradas Comunistas na festa do avante reclamam como seu Heroi.Assim como os defensores dos ANIMAIS pretendem acabar com os touradas e nada dizem dos animais aprisionados no ZOO de Lisboa,você fala dos terrores do Salazarismo e omite o terror de Lenine ou Fidel ou Fátima Felgueiras ou Paulo Pedroso
ou .........E quem quer omitir não é de confiança!!!!

6:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter