1.6.06

Pub em Portugal: um sector que vive de mistérios e de falta de transparência

O sector da Publicidade em Portugal não vive só num profundo mistério - e em completa falta de transparência -, como desde sempre o fez em estranha cumplicidade com anunciantes e meios. Aparentemente, um estado de coisas que interessa a quem 'segura' os mistérios do negócio (menos ao Estado, que, a bem dizer, nunca se quis preocupar com o assunto e menos, também, aos anunciantes, que certamente teriam melhores planos de meios e melhor preço/resultado se existisse transparência no sector).

DE: "Portugal é um dos países onde a diferença entre valores publicitários reais e valores de tabela é maior. Segundo os dados da Marktest, o mercado português recebeu investimentos na ordem dos 3,64 mil milhões de euros, quando na realidade ronda os 800 milhões. Os descontos podem chegar a 70% ou 80% e são diferentes de meio para meio".

Como é possível que o sistema de media em Portugal seja gerido com este tipo de dados? Para além de que, contabilizada a publicidade na imprensa local/regional e os anúncios classificados da imprensa diária e semanal, a quota da TV generalista desce para níveis muito próximos do global da imprensa...

Etiquetas:

Site Meter