19.5.06

'Crianças imitam comportamentos da TV', ou o vírus "TVI"

'Casos de alegada alergia detectados nas escolas indiciam imitação de comportamentos de personagens televisivas' (Portugal Diário): «Poderá ser uma atitude mimética. Esses programas de televisão são modelos comportamentais», disse Maria José Magalhães, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Para a investigadora, a solução do problema está na procura de modelos alternativos, que não se podem cingir ao discurso normativo do «não podes ver isso», «não podes fumar» ou «não podes colocar piercings».
«Não se pode ficar apenas pela condenação moral e pela proibição. É preciso aceitar a situação e trabalhar modelos alternativos para a resolução do problema», afirmou a docente.
Maria José Magalhães defendeu também que os programas televisivos que exerçam uma grande influência nos comportamentos da população, nomeadamente dos adolescentes, sejam seguidos por espaços de reflexão sobre o assunto abordado, à semelhança do que existe em Espanha e noutros países.
A investigadora propôs ainda a aposta em actividades de animação sócio-cultural, que, de uma forma natural e não normativa, levem os adolescentes a encontrar por si próprios modelos comportamentais alternativos.

Etiquetas:

Site Meter