4.3.05

A responsabilidade social do 'Público' e dos Media

Ainda a propósito do post anterior, sobre a 'responsabilidade social', importa reconhecer aqui o avanço qualitativo do Público relativamente à concorrência. Hoje, mais um importante passo foi dado por este diário com a reedição actualizada do seu Livro de Estilo (ver a peça «Redacção do PÚBLICO adopta regras éticas mais exigentes»).

Do Público, espera-se a ruptura com o jornalismo negociado com os porta-vozes oficiais, espera-se uma maior aproximação à experiência social, à virtude civil, à vitalidade da sociedade civil, um olhar prioritário e mais alargado e insistente (discriminação positiva) para o que faz crescer Portugal, e para a Educação, a Cultura, a Ciência e os Media.

É sobretudo do Público (que aparenta estar mais disponível para essa mudança) que se espera esse olhar inegociável, distanciado e crítico, algum desassombro. Por uma opinião pública forte, uma sociedade mais lúcida, mais competitiva, mais participativa. Pela Cidadania. Por um Portugal outro. Essa é a responsabilidade social do Público e dos Media.
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