9.11.07

Bibliografia portuguesa na área dos Estudos Televisivos (9)

Tânia de Morais Soares

Livros e Artigos:

Soares, Tania de Morais; Calado, Vanda (2007), “A Ordem Interna nos Noticiários Televisivos”, Actas do 5º SOPCOM, Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação, Braga: Setembro de 2007.

Soares, Tania de Morais, (2007), “Os Meios de Comunicação Social na Internet: Contributos para a Análise do Caso Português”, Revista Comunicação e Espaço Público, Brasília: Universidade de Brasília (no Prelo).

- (2006), Cibermedi@: Os Meios de Comunicação Social Portugueses Online, Lisboa: Escolar Editora.

- (2006), “Ciberdeb@te: Um Diálogo sobre Televisão e Internet”, in Cardoso, G., Espanha, R. (orgs.) (2006), Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Lisboa: Campo das Letras.

- (2005), “Os Medi@ Portugueses na Internet: Contributos para uma Cibersociologia”, Revista Trajectos: 6, Lisboa: ISCTE/Editorial Notícias.

- (2005), “Os Meios de Comunic@ção Social na Internet: Contributos para a Análise Sociológica dos Cibermedi@”, Actas do 4º SOPCOM, Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação, Aveiro: Outubro de 2005.

- (2002), “Cenários Televisivos: Sociologicamente falando sobre Serviço Público de Televisão em Portugal”, Revista Finisterra: 44, (2002) Lisboa: Fundação José Fontana.

Soares, Tânia de Morais; Paquete de Oliveira, José Manuel; Barreiros, José Jorge, (2000), “A Sociedade de Informação em Análise. Aspectos da Realidade da Internet no domínio .pt”, IV Congresso de Sociologia da APS, Coimbra.

- (1999), “Trends of Portuguese MSSTUDY II”, comunicação apresentada ao MSSTUDY II European Partners Meeting, junto da Coordenação Europeia no Luxemburgo. Study on assessing the situation of the markets for electronic information services in the European economic area (MSSTUDY II), FCT/ Comissão Europeia DG-XIII.

- (1997), A ‘Re-Regulamentação do Mercado Televisivo face à Vocação Cultural da Televisão, Actas da Conferência Internacional, Lisboa: Fundação Friedrich Ebert.

- (1996), SIC versus SIC: A Representação de uma “Realidade” Televisiva, Dissertação de Licenciatura em Sociologia, Lisboa: Departamento de Sociologia, ISCTE.

Relatórios Institucionais:

(2006-07) Co-autora dos Relatórios de “Monitorização e Análise de Media” da responsabilidade da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), sob supervisão da Vogal do Conselho Regulador, Estrela Serrano.

(2005-06) Co-autora do Relatório “Tendências dos Telejornais de Horário Nobre em Portugal (entre 2003 e 2005)” relativo à investigação com o mesmo nome, da responsabilidade do CIMDE (Centro de Investigação Media e Democracia), coordenado por Joel Silveira e Gustavo Cardoso.

(2001) Co-autora do Relatório do “Projecto Ciberfaces”, relativo à investigação com o mesmo nome, da responsabilidade do ISCTE e da FCT/MCT, coordenado por José Manuel Paquete de Oliveira e José Jorge Barreiros.

(2000) Co-autora da publicação em CD-Rom intitulada “Industria(s) de Conteúdos Culturais em Portugal”, coordenada por Roberto Carneiro para o Fórum Multimédia.

(1996) Co-autora da publicação intitulada: O Mercado dos Serviços Electrónicos de Informação em Portugal – “Study on assessing the present situation of the markets for electronic information services in the European economic area”, que integra o Relatório Final do Msstudy I, coordenado por José Manuel Paquete de Oliveira.

Online:

“Cibermedi@: Os meios de comunicação social portugueses online” site da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (http:www.bocc.ubi.pt).

“A Imperialização da Cultur@: Uma Introdução à Obra de Herbert Schiller”, site da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (http:www.bocc.ubi.pt).

“A Re-Regulamentação do Mercado Televisivo face à Vocação Cultural da Televisão” site da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (http:www.bocc.ubi.pt).

“Relatórios de Monitorização”, site da Entidade Reguladora para a Comunicação Social , Unidade de Monitorização
(http://www.erc.pt/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=26&mainLevel=26)


Tradução e Revisão Técnica:

Castells, Manuel; Himanen, Pekka; (2007), A Sociedade da Informação e o Estado Providência: O Modelo Finlandês: Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Castells, Manuel; (2002), A Era da Informação - A Sociedade em Rede: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. I: Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

(2006), A Sociedade em Rede. Do Conhecimento à Acção Política, Colecção Debates da Presidência da República: Lisboa, INCM.

(2000), Os Cidadãos e a Sociedade de Informação, Colecção Debates da Presidência da República: Lisboa, INCM.

Etiquetas:

Site Meter