7.1.07

Futebol que arrasta multidões, multidões que arrastam redacções, redacções que se arrastam em futebolações...

(CM, 6.1.07): "Programas mais vistos - Futebol vence 2006"

Futebol em folhetim (João Lopes, DN, 7.1.07): "É chocante observar como o futebol televisivo (ou, se preferirem, a televisão futebolista) contribui todos os dias para a miséria cultural do nosso país. E não apenas como resultado da sua evidente sobreocupação do espaço mediático. Não se trata da questão reformista de saber a que outros "conteúdos" o futebol rouba espaço e tempo. Trata-se, isso sim, de avaliar como a presença folhetinesca do futebol favorece uma determinada visão do mundo."

É um facto que o futebol arrasta as multidões, mas também arrasta as televisões atrás das multidões e arrasta - ou, melhor, faz rastejar - as próprias redacções dos telejornais das televisões...

Façam-se (por exemplo ao Provedor da RTP) duas perguntas extremamente simples e perceba-se talvez muito do essencial do nosso assim chamado "serviço público de televisão":

- Quantos editores, jornalistas e comentadores da editoria de Desporto existem na redacção da RTP neste mês de Janeiro do ano da graça de 2007?

- Quantos editores, jornalistas e comentadores da editoria de Educação existem na redacção da RTP neste mês de Janeiro do ano da graça de 2007?

- E para trás? Por exemplo, a partir de 1974... Será que desde 1974 para cá alguma vez existiu uma editoria de Educação na redacção da RTP? Pois...

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho fantástico que se tratem assim os jornalistas que trabalham em desporto. Por acaso o crítico João Lopes e o autor deste post acham que são melhores jornalistas do que eu? Mais inteligentes, mais cultos, mais bonitos, mais elegantes, mais interessantes? O que estamos a medir? Já pensaram que, por exemplo, alguns jornalistas agora no desporto amanhã trabalharão em outras áreas? João Marcelino é um bom exemplo. Espero que João Lopes tenha oportunidade de lhe dizer o quepensa quando se cruzar com ele.

Luís Sobral, editor desporto TVI

7:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter