20.5.06

Mais uma fraude para a ERC analisar: Quando os telejornais estão rendidos às estratégias de contraprogramação da RTP, SIC e TVI...

O próximo ‘Prós e Contras’, a emitir segunda à noite, na RTP 1, relança o debate sobre o jornalismo que se vai praticando na paróquia. Depois da polémica aberta com o livro de Manuel Maria Carrilho, o debate aí está, com Manuel Maria Carrilho, Ricardo Costa, José Pacheco Pereira e Emídio Rangel.
Mas para que as coisas sejam chamadas pelos nomes, nada como começar o Prós e Contras, por exemplo, com extractos do documentário de Mariano Otero sobre a SIC, onde está demonstrado claramente que Rangel mandava esticar os telejornais na SIC por necessidades de contraprogramação, submetendo assim o jornalismo do canal à estratégia de programação do Director-Geral, no que, aliás, Emídio Rangel nem sequer foi original... Nesse aspecto, a RTP à época foi uma forte inspiradora, nunca tendo abandonado o vício.
O que sucede há anos e anos neste país e o que sucede ainda hoje nas nossas TV's é uma fraude em que o jornalismo embarcou. Está aí a explicação para a duração dos telejornais superior aos 30-40 minutos, passando a hora, tendo chegado inclusive às duas horas e tal de duração. A nós, pobres cidadãos, sobre esta matéria, nem as Altíssimas Autoridades (AACS ou ERC) nos têm valido. O compadrio, os interesses - e os silêncios - têm sido profundos.

Etiquetas:

Site Meter