7.3.06

'Você disse horário nobre?'

Sem direito a edição online, retiro partes da crónica de João Lopes - Você disse horário nobre? -, de Domingo, 5 de Março, no Diário de Notícias:

"(…) para ter a certeza de que, durante décadas, não fui vítima de algum perigoso delírio intelectual, tentei actualizar algumas informações básicas. Assim, consultei a programação da BBC1 e verifiquei que o respectivo horário nobre (evening) arranca às 19.00, com três ou quatro programas de apelo global (ficção, entertainment, etc.) que desembocam nas notícias das 22.00. Normalmente complementadas por mais um programa da área informativa, as notícias definem a fronteira do horário nobre: a partir de cerca das 23.30, estamos já noutra fatia de programação (later).

"Em França, na TF1,o horário nobre tem uma barreira fixa, as 20.50, quando se inicia uma ficção (filme, telefilme, série) ou uma émission temática com características mais ou menos generalistas. o rigor conceptual coloca-me problemas. Não sei se isso me empurra para um espaço de reflexão em que a RTP não se reconhece. Está no seu direito, entenda-se. Em todo o caso, julgava eu que, no essencial, a RTP tem o horário nobre dos dias de semana balizado por dois concursos: O Preço Certo em Euros (pouco depois das 19.00) e A Herança (cerca das 21.30), com uma hora de Telejornal pelo meio (curiosamente contra os 25 minutos da BBC). Como interpretar, então, a evidência dada a tais concursos? Provavelmente correspondem a uma nova noção de programação infantil... Se o horário nobre tem trunfos a começar às 23.45, não vejo outra explicação. Seja como for, não há dúvida de que, com a série Perdidos, a RTP inaugurou um novo sistema de pensamento mediático, deixando os outros países da União Europeia na cauda do desenvolvimento das programações televisivas. BBC is out!".
Site Meter