15.12.05

'Acorrentados - A Fábula da TV', de Wagner Bezerra, editado no Brasil

Do Press Release: "Doxa, Eikones, Episteme e Eidos. Estes são os personagens criados por Wagner Bezerra para retratar, neste novo livro, uma interessantíssima aventura para o público infanto-juvenil. Adaptando o pensamento do filósofo Platão, o autor cria uma fábula que mostra o quanto crianças, adolescentes e adultos podem, sem perceber, estar vivendo acorrentados à programação da TV. Em muitos casos, a principal fonte de educação, informação e entretenimento.

"Argumentando que "Televisão é 100% educação" e expondo resultados de pesquisas e estudos concretos, como a pesquisa divulgada recentemente pelo IBOPE/Mídia que aponta as crianças brasileiras como campeãs mundiais em consumo de programas de TV – 3,5 horas diárias – Wagner afirma que, se os pais e demais educadores selecionarem criticamente os programas que assistem, seus filhos também serão capazes de fazê-lo. Se os pais promoverem debates em família sobre os conteúdos dos programas televisivos com seus filhos, emitindo opiniões, a influência da mídia na formação da criança será minimizada. O problema portanto, deixa de ser exclusivamente dos veículos e passa à esfera da família e da escola, ou seja, aqueles que deveriam ser os principais educadores.

"O autor defende que a proposta contida no livro deve funcionar como mais um mecanismo de educomunicação, ou seja, de educação para os meios de comunicação. Uma espécie de fio condutor do debate sobre a relação entre mídia e educação, tanto para crianças e jovens, quanto para pais e professores. Ainda, que é preciso, cada vez mais, educar crianças e jovens para lidar criticamente com os meios de comunicação, permitindo que eles tenham condições de escolher o que assistir, rompendo com a passividade diante do meio, para enfrentar, criticamente, as overdoses de sexo e violência oferecidas diariamente pela TV. Por isto, com o livro em mãos, Wagner Bezerra busca patrocínio para a realização desta missão junto às escolas da rede pública e privada, da educação infantil ao ensino médio, pois, segundo ele, é neste nicho que se poderá trabalhar, de uma só vez, com as crianças e adolescentes e com pais e educadores."

Editora Letra Legal (www.letralegal.com.br), ISBN 85-98424-20-X, 52 páginas, R$ 20,00

Sobre o Autor: Wagner Bezerra (wagner.bezerra@infolink.com.br) é redator e diretor de criação publicitária, diretor e roteirista de programas educativos para TV e especialista em políticas públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de livros e artigos sobre educomunicação e sobre o papel da mídia na educação de crianças e adolescentes, dentre os quais Manual do Telespectador Insatisfeito, Editora Summus, 1999.

Etiquetas:

Site Meter